Suite

O nome indica exatamente aquilo que a peça é: uma seqüência. As Suites Barrocas eram seqüências — também chamadas Ordre, Partita ou Partia, "em partes" — de danças, em um jogo contrastante de encadear-se uma dança rápida após uma lenta, muitas vezes sem mesmo haver tanto em comum entre uma e outra. Como peça mais erudita, surgem as Suites do Barroco tardio, cujo melhor exemplo são as Suites de Bach, para violino, alaúde ou violoncelo e 4 para orquestra, que já não são danças no sentido literal e sim obras de conteúdo altamente elaborado — embora guardem os nomes nos movimentos: Burrée, Sarabande, Gavotte, Allemande, Menuet, todos nomes referentes às primeiras Suites, as francesas.

As Suites perderam a razão de ser com o advento das Sinfonias (na verdade, um desdobramento delas), mas no século XIX ressurge a idéia de seqüência com a necessidade de compilação de trechos selecionados a partir de uma obra maior. Por exemplo, de uma ópera se retiram seus trechos sinfônicos e se arranja uma Suite (como existe a da "Carmen" de Bizet ou das obras de Wagner); o mesmo de um balé, cuja duração pode chegar a 4 horas mas para fins de apresentar a música num concerto se extrai uma Suite com as passagens mais interessantes (como se fez com os 3 grandes balés de Tchaikowsky).

E chamam-se Suites, ainda, uma seqüência de Poemas Sinfônicos, como "Os Planetas" de Holst, ou "Minha Pátria" de Smetana.

© RAFAEL FONSECA
 
(1730) BACH Partita n. 4
(1749) HÄNDEL Música para os Reais Fogos de Artifício
(1872) BIZET Suite "Arlesiana"
(1874) MUSSORGSKY Suíte "Quadros de uma Exposição"
(1879) SMETANA Suíte "Minha Pátria"
(1884) GRIEG Suite "Holberg"
(1887) RIMSKY-KORSAKOV Capricho Espanhol
(1888) RIMSKY-KORSAKOV Suite "Sheherazade"
(1885) MASSENET Suite "Le Cid"
(1890) LEVY Suite "Brasileira"
(1890) DEBUSSY Suíte bergamasque
(1892) TCHAIKOWSKY Suíte "O Quebra-Nozes"
(1912) RAVEL Suite "Dafne e Cloé" n. 2
(1924) POULENC "Les biches"
(1930) SHOSTAKOVICH "A Era do Ouro"
(1945) BRITTEN "Interlúdios do Mar"
(1960) BERNSTEIN Suite de danças de "West Side Story"
(1967) SHCHDRIN Suite "Carmen"
(2011) WIDMANN "Flûte en suite"