(1874) MUSSORGSKY Quadros de uma Exposição

Картинки с выставки – Воспоминание о Викторе Гартмане
Transliteração: Kartinki s vystavki – Vospominanie o Viktore Gartmane
Tableaux d'une exposition (da primeira edição impressa, em 1886)
Quadros de uma Exposição, uma lembrança de Viktor Hartmann

Compositor: Modest Mussorgsky
Data da composição: de 2 a 22 de junho de 1874
Estréia: provavelmente em 1874, o compositor ao piano em audição privada

Duração: de 30 a 35 minutos

Efetivo: piano

Em agosto de 1873, Mussorgsky é tomado de surpresa com a notícia da morte prematura de seu grande amigo, o pintor, arquiteto e projetista Viktor Hartmann, de aneurisma, aos 39 anos. No ano seguinte, é organizada em São Petersburgo uma mostra do trabalho de Hartmann, para a qual o próprio Mussorgsky contribuiu com o empréstimo de dois pequenos retratos presenteados pelo artista (o judeu rico e o judeu pobre). A exposição, na Academia Imperial de Artes, continha cerca de 400 trabalhos de Hartmann, entre desenhos, croquis para figurinos e cenários, aquarelas, pinturas e projetos arquitetônicos. Esteve em cartaz nos meses de fevereiro e março de 1874. Em junho, recordando a visita à exposição, Mussorgsky criou a genial Suíte para piano que transforma em música a emocionante experiência de passear (cada Promenade é o "caminho" entre um quadro e outro) por entre as obras e a impressão de sentimento que isso suscitou em seu espírito. Os títulos dos movimentos alternam o francês (a segunda língua para os russos daquela época), o italiano, o latim, o alemão e o próprio russo, além de um trecho em polonês:

Promenade: Allegro giusto, nel modo russico; senza allegrezza, ma poco sostenuto
(Caminhada: Rápido na medida certa, à maneira russa, sem agitação, sem se demorar muito nas notas) — cerca de 1 minuto e meio
O tema principal, que vai reaparecer várias vezes depois, é a emoção do próprio Mussorgsky ao entrar e começar a percorrer a exposição da obra do amigo. Estão presentes a dor da perda, o sentimento de saudade, a admiração, e o interesse por se aproximar deste ou daquele quadro.

Gnomus: Sempre vivo — Meno mosso, pesante
(O gnomo: Sempre vivo — Menos movientado, pesado) — cerca de 2 minutos e meio
O quadro que originou esse trecho não existe mais, era um projeto de Hartmann para um quebra-nozes em formato de gnomo, com suas pernas tortas como haste do objeto. Mussorgsky quer reproduzir o suposto comportamento do pequeno ser, seu andar curioso, se esgueirando e se escondendo.

Promenade: Moderato comodo e con delicatezza
(Caminhada: Confortavelmente moderado e com delicadeza) — cerca de 1 minuto 
A caminhada agora, mantendo o tema, é mais enternecida e calma, em direção ao próximo quadro.

Il vecchio castelloAndante molto cantabile e con dolore
(O velho castelo: Calmamente, muito melódico e com dor) — cerca de 4 minutos 
Segundo fontes, uma aquarela feita por Hartmann quando este estudava arquitetura na Itália, mostrando um castelo fortificado ao fundo e tendo à frente a figura de um trovador com seu alaúde (o que nos sugere a ambientação da cena no período medieval). Hoje não se sabe ao certo qual obra teria originado essa música. O trecho traz grande melancolia, a intensidade do peso da história num lugar repleto de referências de um passado glorioso, o que para um russo, cujas construções mais antigas (quase sempre de madeira) haviam desaparecido, devia ser um impacto e tanto.

Promenade: Moderato non tanto, pesamente
(Caminhada: Moderado mas não tanto, pesadamente) — cerca de meio minuto 
Uma caminhada de transição, mais neutra e rápida.

Tuileries, Disputes d'enfants après jeux: Allegretto non troppo, cappricioso
(Tulherias, Briga de crianças depois das brincadeiras: Quase rápido mas não muito, caprichosamente) — cerca de 1 minuto 
Outro quadro hoje perdido, mas que retratava o Jardim das Tulherias em Paris e um grupo de crianças à frente. A imagem da fascinante capital francesa deve ter sido poderosa diante dos olhos de um Mussorgsky que nunca saiu da Rússia. O motivo saltitante e alegre traz o espírito infantil das crianças retratadas e um tema central, mais calmo, pode ser o desenho da paisagem em volta. O crítico musical Vladimir Stassov, contemporâneo do compositor e com quem as cartas trocadas ajudam a desvendar esta obra, quis ver nessa passagem lenta o papel das babás tentando acalmar as crianças.

Bydło: Sempre moderato, pesante
(Gado: Sempre moderado, pesadamente) — cerca de 3 minutos 
Segundo Stassov, seria o retrato sonoro do quadro no qual figurava um enorme carro-de-boi típico polonês. A música traz a passada bovina e calma, e na parte central a tragédia do destino brutal do animal, sempre forçado a puxar a carroça.

Promenade: Tranquillo
(Caminhada: Tranquilamente) — menos de 1 minuto 
A quarta caminhada é mais animada, contrastando com a tristeza do quadro anterior, talvez representando a tentativa do compositor em afastar-se da melancolia que a memória da morte suscitava.

Балет невылупившихся птенцов: Scherzino vivo, leggiero
Transliteração: Balet nevylupivshihsja ptencov
(Balé dos pintinhos: Pequeno scherzo vivo, ligeiro) — cerca de 1 minuto
Essa passagem se baseia em um dos 17 esboços que Hartmann fez para o figurino de meninos vestidos de pintinhos saindo de seus ovos, para a cena de um balé de Julius Herbert no Bolshoi. A atmosfera deliciosa remete à movimentação frenética que possivelmente teria sido a do próprio balé original.

Samuel Goldenberg und Schmuÿle: Andante
(Samuel Goldenberg e Schmuÿle: Calmamente) — cerca de 2 minutos e meio
Aqui entram em cena as duas telas que Mussorgsky havia emprestado à mostra. Dois retratos feitos por Hartmann no período que este viveu na Polônia, um retratando o judeu rico, germanizado, habitante da então possessão do Império Austríaco em terras polonesas, e o outro de nome simples, sem sobrenome, pobre. Mussorgsky os funde num único quadro musical, como se a sofisticação de um dialogasse com a rusticidade de outro. O tema imponente e altivo de Samuel Goldenberg contrasta com o tema patético e caracteristicamente judaico de Schmuÿle.

Promenade: Allegro giusto, nel modo russico, poco sostenuto
(Camiunhada: Rápido na medida certa, à maneira russa, sem se demorar muito nas notas) — cerca de 1 minuto e meio
A quinta e última caminhada — que, curiosamente, é suprimida na famosa orquestração de Ravel — é quase a repetição exata da Primeira.

Limoges, Le marché, La grande nouvelle: Allegretto vivo, sempre scherzando
(O mercado de Limoges, a grande novidade: Quase rápido e vivo, sempre brincando) — cerca de 1 minuto e meio
Um movimento de alegre agitação que reproduz o clima de uma feira, e no manuscrito Mussorgsky reproduziu, em francês, algumas piadas sobre fofocas entre mercadores e as boas senhoras de Limoges. Aqui não temos uma conexão direta entre um quadro que Hartmann tenha deixado ou que estivesse na exibição, mas sabemos que o pintor viveu na cidade francesa e fez alguns estudos sobre a arquitetura da catedral local. Pode ser mais um movimento que remete à memória afetiva que propriamente um quadro da exposição.

Catacombæ, Sepulcrum romanum: Largo
(Catacumbas, sepulcro romano: Bem devagar) — cerca de 2 minutos
O quadro original Hartmann retrata a si próprio e um amigo em visita às Catacumbas de Paris, mas por alguma razão Mussorgsky intitulou o movimento nas catacumbas romanas. No quadro os dois homens são guiados por alguém com uma lanterna e das sombras os crânios se projetam das paredes. Chegando perto da conclusão da Suíte, psicologicamente é como se Mussorgsky iniciasse a aceitação da inevitabilidade da morte depois do choque de perder o amigo tão jovem. O que nos faz compreender o movimento seguinte:

Cum mortuis in lingua mortua: Andante non troppo, con lamento
(Com os mortos, em linguagem morta: Calmamente mas não muito, lamentosamente) — cerca de 2 minutos
Esse trecho é uma reflexão sobre a morte, nada mais do que isso: não é um quadro, e tampouco poderíamos reduzi-lo à uma continuidade do movimento precedente. É a libertadora catarse, haja visto que os próximos movimentos, os finais, são grandiosos e monumentais. 

Избушка на курьих ножках, Баба-Яга: Allegro con brio, feroce — Andante mosso — Allegro molto
Transliteração: Izbushka na kur'ih nozhkah, Baba-Jaga
(A Cabana sobre patas de galinha, Baba-Yagá: Rápido com brio e feroz — Calmamente mas com movimento — Muito rápido) — cerca de 3 minutos e meio
Aqui temos um desenho de Hartmann, um projeto para um relógio de mesa representando uma cabana sobre patas de galinha. Mussorgsky foi mais longe, buscando a lenda de Baba-Yagá, a bruxa do folclore eslavo que vive exatamente numa cabana sobre patas de galinha, a inspiração para o relógio de Hartmann. A violência do movimento, com um terror magnífico, remete às inúmeras lendas da personagem que atemorizava a imaginação das crianças russas e eslavas de então.

Богатырские ворота, В стольном городе во Киеве: Allegro alla breve, Maestoso, Con grandezza
Transliteração: Bogatyrskie vorota, V stol'nom gorode vo Kieve
(O grande Portão, na capital em Kiev: Rápido com brio e feroz — Rápido em tempo curto, Majestosamente, com grandeza) — de 4 a 5 minutos 
O projeto de uma Porta monumental para a entrada da Cidade de Kiev, feito para um concurso em 1866 quando o Czar Alexandre II queria celebrar ter escapado de um atentado. Hartmann disputou com um desenho tradicionalista que evoca a arquitetura histórica russa, mas o concurso foi cancelado e nenhum Portal construído. Mussorgsky encontra a grandeza das ideias artísticas de Hartmann e a majestade da própria Rússia, as fundindo ao tema da Promenade (ou seja, a si próprio como expectador da mostra). Um sub-tema na parte central faz o piano imitar o som de um sino (o que muitas orquestrações o farão de fato), evocando a religiosidade do povo russo. Um movimento final magnífico, de imenso esplendor.

AS ORQUESTRAÇÕES E ARRANJOS
Mussorgsky morreu em 1881 aos 42 anos e 5 anos depois o compositor russo Mikhail Touchmalov propôs a primeira versão orquestral da obra. De lá para cá foram mais de 30 versões orquestrais e mais de 60 outras adaptações e arranjos, desde o violão por Andrés Segovia, passando por uma versão menos agressiva para o piano na partitura revisada por Vladimir Horowitz em 1946, até versões de jazz (inclusive de Duke Ellington), de rock progressivo (Emerson, Lake and Palmers, 1971), passando por algumas versões para órgão, contra-baixo, conjunto de clarinetes, quartetos de cordas, conjuntos folclóricos e até um inesperado e exótico arranjo para 45 pianos feito em 1993 por Hans Wilhelm Plate. 

Mas é a versão de Maurice Ravel, feita em 1922, cujo colorido orquestral é insuperável, que domina as salas de concertos hoje. Mas, vez por outra, surgem nas programações as versões sinfônicas de Leopold Stokowski (1938), de Vladimir Ashkenazy (1982), de Leonard Slatkin (2204) ou de Jukka-Pekka Saraste. Seria exaustivo tentar listar todas as versões orquestradas, até porque volta e meia aparece uma novidade: em 1986, após a morte do compositor brasileiro Francisco Mignone, sua viúva encontrou entre seus guardados uma belíssima orquestração, provavelmente feita no final da década de 1940; é das poucas que não omite nenhum trecho, sendo muito fiel às intenções da partitura original.

© RAFAEL FONSECA

Versão original, no piano:


A orquestração de Ravel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)