(1960) BERNSTEIN Suite de Danças de "West Side Story"

Symphonic Dances from West Side Story

Compositor: Leonard Bernstein
Data da composição: 1957 / 1960 (re-orquestração)
Estréia: 13 de fevereiro de 1961 no Carnegie Hall em Nova York - Filarmônica de Nova York, regência de Lukas Foss

Efetivo: 2 flautas-piccolo, 2 cornes-ingleses, 1 clarineta, 1 clarineta-baixo, 1 contra-fagote, 1 saxofone-contralto, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, bongôs, pratos suspensos, pratos, caixa-clara, tambor, bumbo, 4 tamborins, 3 sinos de vaca, tambor-timbal, conga, sirene de polícia, vibrafone, xilofone, glockenspiel, carrilhão, bloco de madeira, tam-tam, triângulo, maracas, crótalos (pratinhos-de-dedo), 1 harpa, 1 piano e cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)
Duração: cerca de 23 minutos

Quando o musical "West Side Story" — a versão atualizada para o universo urbano novaiorquino da tragédia de Romeu e Julieta, — estreou na Broadway em setembro de 1957, Bernstein experimentou como compositor um sucesso incrível. Desde a concepção, embora a versão original seja voltada a um conjunto de teatro musical, o pensamento musical do autor denunciava-se sinfônico, experimentado que era no repertório dos grandes clássicos. A adaptação para grande orquestra feita em 1960, nesta deliciosa Suite de danças, que são encadeadas no baile no qual as gangues se confrontam, traz alguns dos temas mais populares da obra. 

I. Prologue: Allegro moderato (Prólogo: Rápido moderado) — cerca de 4 minutos
Explora o tema da rivalidade entre Jets e Sharks.

II. Somewhere: Adagio (Calmamente) — cerca de 4 minutos
Um breve interlúdio de paz, os rivais bailam em harmonia.

III. Scherzo: Vivace e leggiero (Jogando: Vivo e ligeiro) — cerca de 1 minuto
Ainda no clima de harmonia, os grupos dançam despreocupadamente.

IV. Mambo: Meno presto (Menos corrido) — cerca de 2 minutos e meio 
O famosíssimo Mambo, que permanece como o mais frequente bis da obra de Bernstein, trecho no qual as gangues expressam suas diferenças.

V. Cha-cha: Andantino con grazia (Sem arrastar e com graça) — quase 1 minuto
Atmosfera de encantamento, Tony e Maria se olham pela primeira vez e sentem-se fulminados pelo amor à primeira-vista. O tema, no pizzicato, é o da canção "Maria".

VI. Meeting Scene: Meno mosso (Menos movimentado) — quase 1 minuto
O casal se aproxima, e meio que hipnotizados um pelo outro, balbuciam as primeiras palavras.

VII. Cool Fugue: Allegretto (Quase rápido) — cerca de 4 minutos
Quebrando o clima mágico do casal protagonista, a rivalidade e hostilidade entre os grupos explode outra vez.

VIII. Rumble: Molto allegro (Muito rápido) — cerca de 2 minutos
Violência, briga e confusão.

IX. Finale: Adagio (Calmamente) — cerca de 3 minutos
O encantamento de Maria e Tony tomam conta de tudo, apesar das tragédias que se sucederão.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)