Janine Jansen
Soest, Holanda, 7 de janeiro de 1978
Instrumentos: 3 Stradivarius, o "Baron Gutmann" de 1707; e o "Barrere", 1727; e o "Baron Deurbroucq", 1727
Soest, Holanda, 7 de janeiro de 1978
Instrumentos: 3 Stradivarius, o "Baron Gutmann" de 1707; e o "Barrere", 1727; e o "Baron Deurbroucq", 1727
Sua mãe era cantora no coral e seu pai o organista da Catedral de Utrecht, centro da província da cidade onde nasceu. Com este ambiente musical, ela e os irmãos voltaram-se para a música: seu irmão David é cravista e organista, seu irmão Maarten é violoncelista e ela niciou os estudos com o violino aos 6 anos de idade. Se formou em música pela Universidade de Utrecht.
Em 1997, com 19 anos, despontou na Holanda após tocar com a Orquestra do Concertgebouw. Mas a fama internacional só veio a partir de 2002 após tocar com a Filarmônica de Londres e o maestro Vladimir Ashkenazy. Em 2003 foi agraciada com o Nederlandse Muziekprijs (Prêmio de Música da Holanda), maior honraria concedida a um artista em seu país. A partir daí tornou-se uma das mais requisitadas violinistas do cenário internacional.
Seu estilo é vigoroso, criativo, com um som sólido e cheio de nuances. Desde o início de sua carreira internacional, utilizava um violino feito por Stradivarius, o "Barrere", feito em 1727 emprestado pela Sociedade Stradivarius de Chicago. A Fundação Beare de Londres emprestou a ela o Stradivarius "Baron Deurbroucq", também de 1727. O instrumento mais especial chegou às mãos dela em 2016: o "Baron Gutmann", feito por Stradivarius em 1707, emprestado pelo Banco Nacional da Noruega.
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)