Compositor: Béla Bartók
Número de catálogo: Sz 56 / BB 68 (versão para piano) — Sz 68 / BB 76 (versão para orquestra)
Data da composição: 1915 (versão para piano) — 1917 (versão para orquestra)
Estréia: 11de fevereiro de 1918 - a versão para orquestra, em Budapeste, com regência de Emil Lichtenberg
Duração: cerca de 7 minutos
Efetivo: 2 flautas, 1 flauta-piccolo, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, e contra-baixos)
I. Joc cu bâtǎ: Allegro moderato (Jogo do bastão: Rápido moderado)
II. Brâul: Allegro ([Dança do] xale: Rápido)
III. Pê-loc: Andante (Na praça: Confortavelmente)
IV. Buciumeana: Moderato ([Dança da cidade] de Bucsum: Moderadamente)
V. Poargǎ româneascǎ: Allegro (Polca romena: Rápido)
VI. Mǎrunţel: Allegro vivace (Enérgico: Rápido vivo)
Número de catálogo: Sz 56 / BB 68 (versão para piano) — Sz 68 / BB 76 (versão para orquestra)
Data da composição: 1915 (versão para piano) — 1917 (versão para orquestra)
Estréia: 11de fevereiro de 1918 - a versão para orquestra, em Budapeste, com regência de Emil Lichtenberg
Duração: cerca de 7 minutos
Efetivo: 2 flautas, 1 flauta-piccolo, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, e contra-baixos)
Bartók foi um grande pesquisador e catalogador de música folclórica da Hungria e países vizinhos. A pesquisa que resultou nas Danças Folclóricas Romenas se deu entre 1910 e 1912 na região da Transilvânia. São seis danças com pouco mais que 1 minuto cada:
I. Joc cu bâtǎ: Allegro moderato (Jogo do bastão: Rápido moderado)
II. Brâul: Allegro ([Dança do] xale: Rápido)
III. Pê-loc: Andante (Na praça: Confortavelmente)
IV. Buciumeana: Moderato ([Dança da cidade] de Bucsum: Moderadamente)
V. Poargǎ româneascǎ: Allegro (Polca romena: Rápido)
VI. Mǎrunţel: Allegro vivace (Enérgico: Rápido vivo)
O interesse dele era demonstrar o quanto a música desta região era diversa em timbres, com o uso de instrumentos variados, propiciando uma riqueza de texturas que, a princípio ele tentou mimetizar na primeira versão da obra, escrita para piano. A versão orquestral, feita para um conjunto nos moldes da orquestra clássica de Haydn ou Mozart, veio dois anos depois.
© RAFAEL FONSECA
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