(1790) BEETHOVEN Duo para clarineta e fagote n. 1

Compositor: Ludwig van Beethoven
Número de catálogo: WoO 27 n. 1
Data da composição: 1790

Duração: cerca de 9 minutos
Efetivo: clarineta e fagote

Foram 3 Duos escritos para essa formação, entre 1790 e 1792, enquanto Beethoven vivia em Bonn, antes de sua mudança definitiva para Viena, onde estudaria com Haydn a partir de 1792. Essas obras, listadas no WoO (Werke ohne Opuszahl — Obra sem número de Opus) por Georg Kinsky no catálogo-anexo de 1955, hoje são postas em dúvida por alguns especialistas, que questionam a autenticidade: eles acham que a peça pode ter sido simplesmente copiada pelo jovem Beethoven, e não ser exatamente de sua autoria. Como elas se inserem no estilo clássico, muito padronizado e rígido (sem espaço para maiores personalismos), é praticamente impossível afirmar ou negar a autoria da peça. 

I. Allegro comodo (Rápido confortável) — cerca de 4 minutos
II. Larghetto sostenuto (Sem arrastar e sustentado) — cerca de 2 minutos
III. Rondò: Allegretto (Em ciclo: Quase rápido) - cerca de 3 minutos

Os instrumentos dialogam em dois movimentos rápidos interligados por um breve movimento lento que serve de ligação entre um e outro. É sempre bom lembrar que a clarineta era invenção recente e Mozart ainda não tinha escrito o primeiríssimo concerto para esse instrumento, que apareceria no ano seguinte, 1791. O fagote, de sonoridade mais escura, não fica meramente como coadjuvante, dividindo em equilíbrio os temas.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)