(1876) RIMSKY-KORSAKOV Quinteto para piano e sopros

Compositor: Nikolaj Rimsky-Korsakov
Número de catálogo: INR 44
Data da composição: 1876
Estréia: 1876 no Conservatório de São Petersburgo

Duração: cerca de 28 minutos
Efetivo: flauta, clarineta, fagote, trompa e piano

Rimsky-Korsakov escreveu este Quinteto para inscrever-se num Concurso de composição de música de câmara. Ele estava com 32 anos e esteve, até dois anos antes, servindo na Marinha Imperial. Então esta obra é parte de um esforço por firmar-se no cenário musical russo daquele momento. O Quinteto não teve boa acolhida por parte dos jurados, que preferiram uma obra do tcheco Eduard Nápravník. O compositor creditava o insucesso ao conjunto que tocou a obra — medíocres, na sua opinião — enquanto Nápravník teve seu Trio executado de maneira impecável. Vale lemrar que Rimsky era o mais jovem membro do chamado Grupo dos Cinco, defensores de um nacionalismo russo musical.

I. Allegro con brio (Rápido com brio) — cerca de 11 minutos
II. Andante (Confortavelmente) — cerca de 10 minutos
III. Rondò: Allegretto (Em ciclo: Quase rápido) - cerca de 9 minutos

O primeiro movimento, de grande vivacidade e temas alegres, é inspirado em Beethoven, ainda que guarde também similitude com a graça elegante de clássicistas como Mozart e Haydn. O movimento lento entra por uma seara totalmente diferente, mais russa e romântica, com a trompa abrindo com um tema bastante melancólico e evocativo. Como se ele avançasse (historicamente) no tempo, o Andante já tem passagens — belíssimas, aliás — que nos remetem a Schubert. O finale se inicia de maneira super bem-humorada, como uma dança que muito lembra Tchaikowsky, embora a atmosfera de colorido mais suave; neste movimento, cada instrumento tem a chance de mostrar-se individualmente.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)