(1943) PROKOFIEV Sonata para flauta

Compositor: Sergej Prokofiev
Número de catálogo: Opus 94
Data da composição: 1943
Estréia: 7 de dezembro de 1943, em Moscou - por Nicolai Kharkovsky e o pianista Sviatoslav Richter

Duração: cerca de 23 minutos
Efetivo: flauta (ou violino) e piano

— "Por muito tempo o som da flauta me atraiu, e eu tinha a impressão de que foi uma sonoridade pouco explorada na literatura musical. Eu queria que essa sonata tivesse uma sonoridade clássica, de clareza e transparência".  Foi assim que o próprio autor definiu sua inspiração e seu intuito com essa Sonata para flauta, depois transposta, no ano seguinte e com grande sucesso, para o violino, a pedido de David Oistrakh. Ambas as formas permanecem no repertório. São 4 movimentos:

I. Moderato (Moderado) — cerca de 8 minutos
II. Scherzo: Allegretto (Jogo: Quase rápido) — cerca de 5 minutos
III. Andante (Confortavelmente) — cerca de 4 minutos
IV. Allegro con brio (Rápido com brio) — cerca de 7 minutos

A marca inconfundível de Prokofiev — um estilo tão próprio, de melodias ágeis e leves em estruturas densas e quase geométricas, talvez um reflexo do espírito do próprio compositor tentando se encaixar na realidade de então — está presente ao longo dessa engenhosa obra. Prokofiev estava compondo a ópera "Guerra e Paz" e cansado das interferências do governo no projeto; tirou um tempo para passar  o verão em Perm, nos Montes Urais. Durante a estada, escreveu o balé Cinderela para o Teatro Kirov e esta Sonata.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)