Evelyn Elizabeth Ann Glennie
Dame Evelyn Glennie
Aberdeenshire, Escócia, 19 de julho de 1965
Dame Evelyn Glennie
Aberdeenshire, Escócia, 19 de julho de 1965
O pai de Evelyn, Herbert, era acordeonista integrante de um conjunto de música folclórica e ela começou na música através da gaita. Ela começou a apresentar deficiência auditiva a partir dos 8 anos de idade e desde os 12 tem sua condição considerada como severa. Foi quando passou a se interessar por percussão, integrando o sistema de orquestras jovens da Escócia. Mudou-se para Londres para estudar na Royal Academy. Suas grandes inspirações, à época, eram o pianista canadense Glenn Gould e a violoncelista inglesa Jacqueline du Pré.
Evelyn é a única pessoa no mundo que se dedica integralmente à carreira solo como percussionista. Sua surdez a fez aprender a ouvir com a sensibilidade do corpo. Ela transita da música erudita para a popular, ja tendo trabalhado com Björk, Bobby McFerrin e Mark Knopfler. Seu compatriota James MacMillan escreveu para ela o Concerto para percussão "Veni, Veni, Emmanuel" e a estreia da obra em 1992 converteu-se na primeira vez que uma peça para percussão foi apresentada nos Proms, o famoso festival de verão no Royal Albert Hall.
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)