Pierre-Laurent Aimard

Pierre-Laurent Aimard

Lyon, 9 de setembro de 1957

Aimard é dos pianistas mais vanguardistas de nosso tempo. Depois de estudar no Conservatório de sua Lyon natal, entrou para o Conservatório de Paris em 1973, onde recebeu 4 prêmios importantes. Aluno de Yvonne Loriod, criou estreitos laços com o marido dela, o compositor Oliver Messiaen, tornando-se o intérprete preferencial de suas obras. Em 1977 Pierre Boulez o convida para ser o pianista de seu Ensemble InterContemporain, o mais importante conjunto da época voltado às criações contemporâneas.

Em 2001 Aimard gravou os 5 Concertos de Beethoven com Nikolaus Harnoncourt e a Orquestra de Câmara da Europa, registro que lhe rendeu críticas muito favoráveis. Em 2009 gravou a Arte da Fuga de Bach para figurar no documentário "Pianomania" sobre os pianos Steinway e o lançamento da mesma obra para a Deutsche Grammophon foi premiada. Em 2017 iniciou a gravação de toda a obra para piano de Messiaen para o selo Pentatone.

É irmão da violoncelista Valérie Aimard, com que se apresenta com frequência. Vem se dedicando à regência mais recentemente, mas recusa o título de maestro, dizendo-se um "pianista que eventualmente dirige orquestra". Desde 2009 é o diretor do Festival de Aldenburgh, fundado na Inglaterra pelo compositor Benjamin Britten em 1948. Sua musicalidade é natural, com encantadora fluidez das frases, e profundidade no tratamento das melodias.

© RAFAEL FONSECA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)