Danse sacrée et danse profane
Compositor: Claude Debussy
Catálogo: L 103
Data da composição: abril a maio de 1904
Estréia: 6 de novembro de 1904, Paris, Lucille Wurmser-Delcourt na harpa, Orquestra dos Concerts Colonne, regência de Édouard Colonne
Duração: cerca de 10 minutos
Efetivo: harpa solista; e as codas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)
Compositor: Claude Debussy
Catálogo: L 103
Data da composição: abril a maio de 1904
Estréia: 6 de novembro de 1904, Paris, Lucille Wurmser-Delcourt na harpa, Orquestra dos Concerts Colonne, regência de Édouard Colonne
Duração: cerca de 10 minutos
Efetivo: harpa solista; e as codas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)
Debussy foi procurado pelo famoso construtor de pianos Pleyel, que havia construído uma harpa-cromática — que se diferencia da comum por não ter pedais e colocar mais cordas para se obter os semitons — e queria uma peça musical para lançá-la. A nova harpa caiu em desuso, era muito maior que a harpa comum e custava muito mais a acertar a afinação antes de cada concerto. Mas a bela peça de Debussy ficou. O regente Ernest Ansermet dizia que o tema inicial da peça era inspirado numa composição do português Francisco de Lacerda, e há mesmo uma certa lusitanidade na atmosfera; mas o que certamente o autor tentou buscar foi um clima greco-romano, referência à antiguidade do instrumento. A segunda parte é rápida e angulosa, cheia de energia e graça.
© RAFAEL FONSECA
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