Casa da Música

Casa da Música

1.238 lugares

Inauguração: 15 de abril de 2005
Local: Avenida da Boavista 604-610, Porto, Portugal
Projeto: Rem Koolhaas

O projeto foi pensado, inicialmente, para que a inauguração coincidisse com as celebrações da Cidade do Porto como capital cultural européia em 2001. Mas as obras, que começaram em 1999, atrasaram e somente em 2005 a cidade ganhava o edifício arrojadíssimo do arquiteto holandês Rem Koolhaas, inserindo o Porto na lista das mais belas salas de concerto modernas, junto com as Philharmonies de Berlim (1963) e Paris (2015) e o Walt Disney Hall (2003) em Los Angeles.

Lar da Orquestra Sinfónica do Porto, em seu auditório principal (a Sala Guilhermina Suggia, homenagem à violoncelista portuguesa) de 1.238 lugares tem uma acústica perfeita. Optando pelo formato bem tradicional de "caixa-de-sapato", como das salas da Concertgebouw em Amsterdam ou da OSESP em São Paulo, o projeto deixa para o exterior e áreas comuns todo o encanto de suas linhas assimétricas e ângulos ousados. Referências à cultura lusa, como os belíssimos painéis de azulejos — uns, tradicionais porém dispostos de forma inusitada, e outros, modernos e geométricos — e à própria cidade, em seus surpreendentes rasgos na fachada em vidro ondulado, lembrando a movimentação das águas do Douro e do mar. 

Conta ainda com dois auditórios menores e um espaço aberto de espetáculos no terraço. O Restaurante local é pilotado pelo competentíssimo chef português Artur Gomes. E seu entorno é hoje ponto turístico, pela beleza que a instalação da mesma trouxe à área.

© RAFAEL FONSECA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)