Fundação Calouste Gulbenkian
1.228 lugares
Inauguração: 3 de outubro de 1969
Local: Avenida de Berna 45, Lisboa, Portugal
Projeto: Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa
1.228 lugares
Inauguração: 3 de outubro de 1969
Local: Avenida de Berna 45, Lisboa, Portugal
Projeto: Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa
A Fundação foi criada em 1956 pelo engenheiro, empresário e mecenas armênio Calouste Sarkis Gulbenkian para abrigar sua coleção de obras de arte. O Grande Auditório inaugurado em 1969 para ser casa da Orquestra da Fundação (criada em 1962) e palco de outras manifestações artísticas. O complexo abriga ainda outros dois auditórios menores, uma sala de Congressos e um Anfiteatro aberto no exterior, além do Museu (primeira parte a ser construída), do Centro de Arte Moderna, Biblioteca e belíssimos jardins.
O Grande Auditório sofreu restauro em 2013 para adaptar o espaço às outras manifestações artísticas e conferir aparelhagem mais moderna de iluminação e maquinário de palco, melhoria da acústica, ampliar coxias, e adaptar aos requisitos contemporâneos de segurança e acessibilidade. Foi premissa dos restauradores respeitar o projetos original, sem promover muitas alterações nas linhas sóbrias e elegantes da sala.
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)