Festival de Verão em Lucerna

Lucerne Festival

Cidade: Lucerna, Suíça
Primeira edição: 25 de agosto de 1938
Período: 5 semanas entre agosto e setembro
Custo estimado: cerca de 25 milhões de Francos Suíços
Programação: Concertos sinfônicos, música de câmara e recitais

www.lucernefestival.ch

O Festival de Lucerna nasce na tarde do dia 25 de agosto de 1938, por iniciativa de Arturo Toscanini, o lendário maestro italiano, inconformado com a Anexação da Áustria ao nazismo e seu impedimento ético de continuar regendo nos Festivais de Salzburg ou Bayreuth. Toscanini empunhou a batuta para primeiro reger "O Idílio de Siegfried" em frente à mesma casa onde Wagner escreveu a peça e onde a obra foi tocada pela primeira vez, no Natal de 1870, aniversário de sua esposa Cosima. À Orquestra da Suisse Romande juntaram-se músicos renomados, solistas e membros de outras orquestras e conjuntos de câmara. Ali presentes e apoiando o evento, nos jardins com vista para o Lago Lucerna na casa que hoje é um Museu Wagner, outros dois gigantes da música: o regente Bruno Walter (discípulo preferido de Mahler) e o maior violinista da época, Fritz Busch.

O Festival, na Suíça livre, impôs-se como alternativa ao de Salzburg, que acontecia sob uma ditadura. A programação manteve-se com qualidade até início dos anos-1970 mas foi perdendo força e a Orquestra do Festival, constituída dos melhores músicos das orquestras suíças chegou a ser dissolvida; e viu-se que o Festival precisava ser re-estruturado. O responsável por seu renascimento foi o maestro Claudio Abbado. Primeiro, Lucerna e o Festival ganham em 1998 uma impressionante Sala de Concertos desenhada pelo prestigioso arquiteto francês Jean Nouvel. E em 2003 Abbado re-estréia a Orquestra do Festival nos mesmos moldes imaginados por Toscanini em 1938, formando um time de excelência com membros das Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres e outras juntando-se à Orquestra de Câmara Mahler (a base), além de muitos solistas renomados que normalmente não tocam em conjunto.

Hoje o Festival atrai cerca de 120.000 pessoas à cidade. Entre em contato, na caixa de mensagens ao lado (direito) para inscrever-se na nossa próxima viagem a este Festival.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)