Antonio Meneses

Antônio Jerônimo de Menezes Neto

Recife, 23 de agosto de 1957

Instrumentos: Alessandro Gagliano, 1730
Instrumentos: Michael Stürtzenhofecker, 2009

Antônio Meneses nasceu no Recife, Pernambuco, mas mudou-se para o Rio de Janeiro com 1 ano de idade, pois seu pai, o grande músico João Jerônimo Meneses, fora integrar a orquestra do Theatro Municipal local como primeiro-trompista. Aos 16 anos Antônio foi ouvido pelo violoncelista italiano Antonio Janigro, que o convidou para estudar em Düsseldorf. 

Sua consagração como um dos melhores violoncelistas do mundo veio a partir de duas premiações: em 1977 o primeiro lugar no concurso Internacional de Munique e em 1982 o primeiro prêmio e medalha de ouro no disputadíssimo Concurso Tchaikowsky em Moscou. No ano seguinte, 1983, além da respeitabilidade por estas premiações, a fama veio graças ao registro do Concerto Duplo de Brahms gravado pela Deutsche Grammophon com Herbert von Karajan e a Filarmônica de Berlim, tendo Anne-Sophie Mutter, então a menina-dos-olhos do velho maestro, no violino.

Desde 1998 é o violoncelista-titular do Beaux Arts Trio, uma das formações de câmara mais prestigiadas do mundo. Aparece também, muito frequentemente, junto a Nelson Freire e Maria João Pires.

De estilo sóbrio e grande profundidade e intensidade em suas interpretações, Meneses é professor no Conservatório de Berna, Suíça (onde vive), desde 2007.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)