Augustin Dumay

Augustin Dumay

Paris, 17 de janeiro de 1949

Instrumento: Stradivarius ex-Reynier ex-Francescatti, 1727

Seu amor pelo violino nasceu cedo, ao ver Nathan Milstein tocar. Foi matriculado aos 9 anos no Conservatório de Paris e lá estudou por 2 anos; depois teve instrutores particulares. Sua estréia deu-se aos 14 anos no Festival de Montreaux de 1963, ao lado de monstros-sagrados do instrumento como Henryk Szeryng e Joseph Szigeti. Foi quando Szeryng, impossibilitado de cumprir uma agenda de compromissos na América do Sul, sugeriu seu nome como substituto. Ao retornar desta turnê, foi aceito por seu ídolo Milstein como aluno. Seria, ainda, aluno de Arthur Grumiaux.

Em 1971 sua carreira ganha um impulso enorme ao ser convidado por Herbert von Karajan para apresentar-se como solista ao lado da Filarmônica de Berlim. Foi o mesmo Karajan que o encorajou a começar a reger, tarefa que ele começou a pôr em prática com os Concertos de Mozart para violino, os quais passou a reger e tocar, como aliás o compositor fazia. Desde 2003 ele é o diretor artístico da Orchestre Royal de Chambre de Wallonie (Bélgica).

Seu nome está fortemente associado ao da pianista portuguesa Maria João Pires, parceria com muitas apresentações de câmara e discos gravados para a Deutsche Grammophon.

Seu instrumento é um Stradivarius de 1727 que já pertenceu ao violinista francês Léon Reynier (presenteado em 1847 por Napoleão III), e também a Zino Francescatti e Salvatore Accardo. Depois de ser adquirido pela grife Louis Vuitton em 1993 o instrumento esteve em empréstimo a Maxim Vengerov e hoje está cedido a Dumay.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)