Jukka-Pekka Saraste

Jukka-Pekka Saraste

Lahti, Finlândia, 22 de abril de 1956

Saraste começou estudando piano e violino no Conservatório de Lahti e logo foi aconselhado por seus mestres a direcionar sua carreira para a regência quando ele tinha apenas 12 anos. Formou-se em 1978 e foi tocar violino na Filarmônica de Helsinque, enquanto dava prosseguimento aos seus estudos para reger. No ano seguinte, 1979, estreou no pódio da referida orquestra, tendo à época 23 anos de idade.

Dois anos depois, em 1981, venceu um Concurso escandinavo de Regência e no ano seguinte ele foi o regente da Filarmônica de Helsinque em sua turnê pelos Estados Unidos. 

Em 1983, junto com Esa-Pekka Salonem, funda o Avanti, conjunto de câmara para música contemporânea. De 1987 a 1991 foi o diretor musical da Orquestra de Câmara Escocesa, e de 1987 a 2001, regente-principal da Orquestra da Rádio da Finlândia. De 1994 a 2001, diretor musical da Sinfônica de Toronto. Desde 2006 é diretor da Filarmônica de Oslo e desde 2010 da Orquestra da Rádio de Colônia.

Saraste vem estudando o estilo de reger dos velhos mestres, como os lendários Furtwängler e Toscanini, e com isso mudando sua perspectiva da execução musical. Segundo ele, o que havia de tão especial no trabalho personalista desses intérpretes é que eles se preocupavam com os aspectos gerais da obra, deixando os líderes de cada seção (os spallas) responsáveis pelo detalhamento das passagens, criando uma tensão entre os agrupamentos, com algum atrito e muita riqueza de idéias. Em sua busca por essa estética, aposta no rubato — do italiano, literalmente roubar, ou seja, tirar tempo de um trecho da frase e dar a outro, criando a sensação de mobilidade e pulsação vivas — e na amplitude do som.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)