Arthur HONEGGER

Oscar-Arthur Honegger

Le Havre, França, 10 de março de 1892 — Paris, 27 de novembro de 1955

Catálogo: H 1 - 222 (Catálogo Halbreich, organizado por Harry Halbreich em 1999)

Filho de um casal de suíços que sempre o incentivaram à música, Honegger aprendeu cedo o violino, instrumento que o acompanhou por toda a vida. Seu interesse por composição também veio na infância, rascunhando uma ópera aos 11 anos! 

Estudou no Conservatório de Zurique e depois no de Paris, a partir de 1911, onde foi aluno de Charles Widor e Vincent d'Indy. Dentre seus colegas, Darius Milhaud e Francis Poulenc, com o qual formaram um grupo conhecido como Les Six (Os Seis); e foi desde esta experiência que Honegger percebeu-se pouco afeito a estilos ou tendências, negando-se até mesmo a estreitar-se à principal corrente estética — ou sistema composicional, melhor dizendo — da hora, que era a Escola de Schoenberg. Adotou um idioma musical próprio, calcado nos princípios do uso do contra-ponto em Bach, atmosferas musicais amplas forte colorido orquestral, com grande uso dos efeitos sinfônicos. Queria uma música direta, que falasse ao público sem complicações, e achava que seus contemporâneos estavam criando obras distantes do possível ouvinte. Além da produção erudita, deixou música para 21 peças de teatro, incluindo "O cerco" de Camus, 1948; e 21 filmes, dentre eles, o histórico "Napoleão" de Abel Gance, 1927, colocando-o entre os pioneiros da arte de compor trilhas-sonoras.

© RAFAEL FONSECA

Catálogo Halbreich:

H 67 - Movimento sinfônico "Rugby"


Obras em ordem cronológica:

(1928) Movimento sinfônico "Rugby"