Hector BERLIOZ

Louis-Hector Berlioz

La Côte-Saint-André, França, 11 de dezembro de 1803 — Paris, 8 de março de 1869

Catálogos: Opus 1 - 29 (Poucas de suas obras foram publicadas em vida)
Catálogos: H 1 - 143 (Catálogo Holoman, organizado por Dallas Kern Holoman em 1987)

Escreveu, ao futuro, Paul Dukas: — "A primeira convicção que se impõe após ouvir a música de Berlioz, seja qual for o assunto a que ela se destina, seja qual for a forma particular da qual está revestida, é a da natureza dramática do estilo de seu autor. Tudo, em Berlioz, torna-se drama".

Berlioz chegou a estudar medicina, carreira do pai, e teve de lutar contra a oposição familiar à sua entrada no Conservatório de Paris. Seu apogeu começa em 1830 com a Sinfonia Fantástica, com a qual ganha um importante prêmio em Roma. Mas sua música custou a ser reconhecida e ele era mais reconhecido como regente e crítico (atividade que, aliás, detestava, mas que fazia por necessidade).

Berlioz foi um exímio orquestrador, o melhor de todos talvez, ao lado de Mahler na ousadia e maestria ao combinar as sonoridades da orquestra. Aliás, ele antecipa-se a Mahler ao introduzir a monumetalidade na música, tanto em efeitos sonoros como na exigência de imensos efetivos humanos para execução, como atestam seu Réquiem e a saga operística "Os Troianos". E muito de sua música surpreende quando vamos conferir a data de composição: Berlioz foi, em seu tempo, um avant-garde genial.

© RAFAEL FONSECA

Catálogo Holoman:

H 75 - Réquiem
H 138 - Abertura de "Beatriz e Benedito"


Lista de Opus:

Op. 5 - Réquiem



Obras em ordem cronológica:

(1838) Réquiem
(1862) Abertura de "Beatriz e Benedito"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)