Fabio Luisi

Fabio Luisi

Genova, Itália, 17 de janeiro de 1959

Fabio Luisi direcionou seus estudos desde criança para atuar como pianista, e após frequentar o Conservatório "Paganini" em sua Gênova natal, foi aperfeiçoar-se em Paris com o grande pianista Aldo Ciccolini. Foi trabalhando como pianista-acompanhador em aulas de canto lírico que ele despertou a vontade de reger. Mudou-se para Graz, na Áustria, e formou-se como regente, fazendo sua estréia no pódio na Ópera de Graz em 1984. Seu conhecimento do repertório, intimidade com o traquejo operístico e talento na condução logo chamaram a atenção, e 3 anos depois ele estava sendo convidado a reger em vários teatros de ópera importantes.

Em 1990, sentindo falta de experimentar o repertório sinfônico de concertos, ele funda a Sinfônica de Graz, orquestra da qual esteve à frente até 1995. Dali foi assumir em Viena o pódio da Tonkünstlerorchester (Orquestra da Associação de Músicos), realizando um ótimo trabalho até 2000. Durante o mesmo período, entre 1997 e 2002, foi o diretor musical da prestigiada Orquestra da Suíça Romanda; e de 1999 a 2007 o regente-principal da Orquestra da MDR (Rádio da Alemanha Central).

Firmando seu nome como um intérprete meticuloso e enérgico, suas versões de Bruckner e Strauss são elogiadíssimas pela crítica. Assume então os postos de regente principal em duas orquestras lendárias: na Sinfônica de Viena (2005-2014) e na Staatskapelle de Dresden (2007-2012).

É o regente-principal do Metropolitan de Nova York desde 2011.

© RAFAEL FONSECA