(1711) VIVALDI Concerto para 4 violinos RV 580

L'Estro Armonico
(Parte da Coletânea de 12 Concertos intitulada "Inspiração Harmônica")

Compositor: Antonio Vivaldi
Número de catálogo: Opus 3 n. 10 / P 148 / F IV 10 / RC 415 / RV 580
Data da composição: antes de 1711
Estréia: ?

Duração: cerca de 9 minutos
Efetivo: 4 violinos, violoncelo, cordas e baixo-contínuo

Também um Concerto do Opus 3, da "Inspiração Harmônica", sendo este um dos mais conhecidos, graças, em parte, à transcrição que Bach faria em 1735 para 4 cravos-solistas, mas em verdade por ser uma página fascinante e riquíssima do ponto-de-vista da linguagem concertante empregada. A estrutura não foge à regra, em vivo-lento-vivo:

I. Allegro (Rápido)
A introdução, feita pelos 4 violinistas em uma fuga, de perto também "perseguidos" pelo restante do conjunto, é de uma força impressionante, e não seria por outra razão que o grande Bach usaria este material. Vivaldi demonstra toda a sua maestria em promover a idéia de "concertar", do diálogo entre os instrumentos, e da verve de suas melodias tão radiantes. Aqui o violoncelo-solista tem participação menos importante, ficando os 4 violinos-solistas como proprietários indiscutíveis do discurso sonoro.

II. Largo — Larghetto (Devagar — Quase devagar, ou sem arrastar)
Mesmo no movimento lento, Vivaldi não perde de vista a dinâmica tão forte do "concerto" entre as partes. Logo se segue uma parte central, o Larghetto, cheia de vida e respiração ofegante. Voltando à lentidão com a qual abriu-se o movimento, esta curta passagem se encerra.

III. Allegro (Rápido)
O Concerto termina — e porque não dizer assim? — em festa. Será mantida a rica conversa entre os solistas, num ritmo cada vez mais excitante. Todos expõe suas idéias, mas todos terminam juntos, em comunhão. 

© RAFAEL FONSECA