(1711) VIVALDI Concerto para 2 violinos RV 565

L'Estro Armonico
(Parte da Coletânea de 12 Concertos intitulada "Inspiração Harmônica")

Compositor: Antonio Vivaldi
Número de catálogo: Opus 3 n. 11 / P 250 / F IV 11 / RC 416 / RV 565
Data da composição: antes de 1711
Estréia: ?

Duração: cerca de 9 minutos
Efetivo: 2 violinos, violoncelo, cordas e baixo-contínuo

Escolhido pelo autor para integrar seu terceiro conjunto publicado, o Opus 3, este é um concerto bastante original, que já demonstra sua verve na introdução, puxada pelos violinos solistas num interessante jogo de eco e fuga. Sua estrutura obedece à — quase infalível, em Vivaldi — esquemática tripartite em vivo-lento-vivo:

I. Allegro – Adagio e spiccato – Allegro (Rápido — Com calma e reforçado — Rápido)
O diálogo entre os três solistas, pois na verdade o violoncelo é também exigido assim, é fascinante. Um clima algo marcial perpassa o concerto como um todo, mas dá espaço às derivações expostas, criando um movimento com muitas atmosferas diferentes.

II. Siciliano: Largo e spiccato (À maneira siciliana: Devagar e reforçado)
Levado de maneira solene e meditativa, da introdução feita pelo conjunto sai a frase reflexiva do primeiro-violino, tendo como fundo a pontuação ritmada (spiccato) que mantém o suspense do trecho, até desaguar-se numa conclusão onde a melodia do solista se integra às outras cordas e se perde.

III. Allegro (Rápido)
Movimento muito vivaz desde o início, onde novamente o violoncelo é lembrado como solista a dialogar com os dois violinos principais. A maneira como conversam, trazendo a luz italiana inconfundível, para rapidamente cerrarem suas frases uma à outra e, amalgamando-se às cordas do conjunto, concluírem em uníssono.

Bach, fascinado pela dinâmica e pelo fraseado desta partitura, a transformou em peça virtuosística para órgão, hoje com número de catálogo BWV 596. 

© RAFAEL FONSECA