KKL Konzertsaal

Konzertsaal des Kultur- und Kongresszentrum Luzern 
(Sala de Concertos do Centro de Cultura e Congressos de Lucerna)

1.840 lugares

Inauguração: 19 de agosto de 1998
Local: Europaplatz 1, Luzern
Projeto: Jean Nouvel e Russel Johnson

Quando convidado para realizar o projeto do Centro de Cultura e Congressos de Lucerna, o arquiteto francês Jean Nouvel pensou inicialmente em colocar o edifício sobre as águas do Lago Lucerna; como isso não foi possível, ele planejou uma integração das águas do Lago (que adentram a estrutura em 2 canais) com os 3 principais edifícios que compõe o conjunto: a Sala de Concertos, o Centro de Convenções e o Museu de Arte, além de restaurantes, bares e estacionamento, tudo sob um mesmo teto, uma imensa lage que se projeta em vão livre sobre o Lago.

Já dentro do prédio, se percebe que a forma externa da Sala de Concertos se assemelha ao casco de um navio ali estacionado. Entrando-se na sala, a imponente arquitetura impressiona. Tendo atrás do palco um enorme órgão, as dimensões sugerem uma catedral, inclusive pela altura da sala. A elegância complementa-se pelo revestimento de pequenas placas de gesso, com texturas geométricas diferentes, idealizadas pelo arquiteto americano especialista em acústica Russel Johnson.

Inaugurada nas comemorações da 60ª edição do Festival de Lucerna, com um concerto da Filarmônica de Berlim sob a batuta de Claudio Abbado, tocando a Nona Sinfonia de Beethoven, a Sala de Concertos do KKL tornou-se uma das melhores em acústica no mundo.

© RAFAEL FONSECA