Denís Leonídovich Macúev — transliteração de Дени́с Леони́дович Мацу́ев
Irkutsk, Sibéria, Rússia, 11 de junho de 1975
Irkutsk, Sibéria, Rússia, 11 de junho de 1975
Um pianista fenomenal que se aproximou do instrumento com apenas 3 anos de idade. Não poderia ser diferente: filho único de um casal de pianistas, a mãe professora e o pai concertista e compositor. Aluno dos pais, ele estudou no ambiente doméstico até 1990 aos 15 anos, quando venceu um prêmio em sua cidade natal e pôde ir estudar em Moscou. Logo no ano seguinte seus pais se mudam para a capital para lhe dar suporte e ele se inscreve no Conservatório de Moscou.
Em 1994, com 19 anos, vence em Joanesburgo (África do Sul) o concurso local de piano. Seu feito maior, que lhe consagrou o início da carreira, foi vencer em casa o lendário Concurso Tchaikowsky em 1998 com 23 anos. Em 2005 funda dois importantes festivais: um em sua cidade natal, Irkutsk, o "Estrelas no Baikal" (Baikal é o lago da região, no sul da Sibéria) atraindo para a longínqua localidade alguns dos grandes nomes da atualidade; e outro em Moscou, o "Crescendo". Em 2008 foi nomeado diretor artístico do Instituto Rachmaninov pelo neto do compositor, Alexander, e de lá pra cá já descobriu e gravou duas partituras desconhecidas desse autor.
Matsuev firma-se no cenário atual como um dos intérpretes mais completos e interessantes. Com imenso poder de fogo e força, mas com elasticidade suficiente para soar doce e lírico quando necessário, ele consegue leituras reveladoras de obras ultra-exploradas pelos colegas. Sua capacidade de envolver e conquistar platéias pela pura energia de suas interpretações é absolutamente única.
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)