Denis Matsuev

Denís Leonídovich Macúev — transliteração de Дени́с Леони́дович Мацу́ев

Irkutsk, Sibéria, Rússia, 11 de junho de 1975

Um pianista fenomenal que se aproximou do instrumento com apenas 3 anos de idade. Não poderia ser diferente: filho único de um casal de pianistas, a mãe professora e o pai concertista e compositor. Aluno dos pais, ele estudou no ambiente doméstico até 1990 aos 15 anos, quando venceu um prêmio em sua cidade natal e pôde ir estudar em Moscou. Logo no ano seguinte seus pais se mudam para a capital para lhe dar suporte e ele se inscreve no Conservatório de Moscou. 

Em 1994, com 19 anos, vence em Joanesburgo (África do Sul) o concurso local de piano. Seu feito maior, que lhe consagrou o início da carreira, foi vencer em casa o lendário Concurso Tchaikowsky em 1998 com 23 anos. Em 2005 funda dois importantes festivais: um em sua cidade natal, Irkutsk, o "Estrelas no Baikal" (Baikal é o lago da região, no sul da Sibéria) atraindo para a longínqua localidade alguns dos grandes nomes da atualidade; e outro em Moscou, o "Crescendo". Em 2008 foi nomeado diretor artístico do Instituto Rachmaninov pelo neto do compositor, Alexander, e de lá pra cá já descobriu e gravou duas partituras desconhecidas desse autor.

Matsuev firma-se no cenário atual como um dos intérpretes mais completos e interessantes. Com imenso poder de fogo e força, mas com elasticidade suficiente para soar doce e lírico quando necessário, ele consegue leituras reveladoras de obras ultra-exploradas pelos colegas. Sua capacidade de envolver e conquistar platéias pela pura energia de suas interpretações é absolutamente única. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)