Kirill Petrenko

Kirill Garrievich Petrenko — transliteração de Кирилл Гарриевич Петренко

Omsk, Rússia, 11 de fevereiro de 1972

Filho de um violinista e uma musicóloga, Kirill Petrenko começou a estudar piano ainda criança e deu seu primeiro recital público com 11 anos de idade. Com 18 anos sua família muda-se para Bregenz na Áustria, onde seu pai foi integrar a Orquestra Sinfônica do Estado de Vorarlberg. Ele foi matriculado na Escola de Música de Feldkirch, pequena cidade medieval em Vorarlberg, e concluiu seu curso como pianista de destaque. Depois aperfeiçoou-se como regente na Universidade de Viena, onde teve dentre seus professores Myung-Whun Chung, Edward Downes e Semyon Bychkov. 

Sua estreia foi na Ópera de Vorarlberg em 1995 com uma montagem de "Let's Make an Opera" de Benjamin Britten. De 1997 a 1999 foi kapellmeister da Ópera Popular de Viena. De 1999 a 2002 dirigiu o Teatro de Ópera de Meiningen na Alemanha. De 2002 a 2007 dirigiu a Komische Oper em Berlim. Desde 2013 é o Generalmusikdirektor da Ópera do Estado da Baviera em Munique, com grande sucesso.

Em 2006 ele regeu pela primeira vez a Filarmônica de Berlim. O fez mais outras vezes em 2009 e 2012. Em 2015 a orquestra surpreendeu o mundo ao escolhê-lo para suceder Simon Rattle como seu diretor. A surpresa se devia, não somente por ser um jovem maestro fora das tradicionais listas de apostas — que sempre trazem medalhões como Barenboim, Jansons ou Christian Thielemann; ou jovens incensados pela mídia como Dudamel ou Nézet-Séguin — mas principalmente por se tratar de um regente até então associado à casas de ópera, que nunca assumiu a direção de um conjunto sinfônico. A surpresa pode dissipar-se em poucos acessos aos vídeos que a Filarmônica já gravou com ele: um Beethoven enérgico (e de certa forma num estilo mais denso, diferente do que Rattle e Abbado faziam), um Richard Strauss inebriante e um Tchaikowsky poderoso. Seu mandato à frente da prestigiosíssima orquestra, que acaba de se iniciar em 2018, promete.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)