Yusif Eyvazov

Yusif Eyvazov

Argel, Argélia, 2 de maio de 1977

Registro vocal: tenor

Eyvazov nasceu na Argélia, onde seu pai, professor universitário de Meteorologia, estava trabalhando temporariamente, mas cresceu em Baku, capital do Azerbaijão, de onde sua família se origina. A princípio planejou seguir a carreira do pai, mas num evento de colégio, cantou algumas músicas populares e foi estimulado a seguir os estudos musicais. Inscreveu-se na Academia de Música de Baku e em 1997 mudou-se para a Itália para aperfeiçoar-se com o lendário Franco Corelli.

Após vencer concursos de canto em Capriolo, Montagnana e Milão, iniciou a carreira estreando no teatro romano de Fiesole como o Radamés (Aida, de Verdi), e manteve-se apresentando-se em produções regionais na Itália. Seu primeiro papel importante foi o de Cavaradossi (na Tosca, de Puccini) no Bolshoj em Moscou, em 2010.

Em 2014, em Roma, foi contratado para uma produção de Manon Lescaut sob a batuta de Riccardo Muti. No papel título estava Anna Netrebko, a fenomenal soprano russa. Meses depois, ambos declaravam o envolvimento e se casavam em Viena. Impulsionado pelo sucesso da esposa, Eyvazov ganhou grande notoriedade, e tem se apresentado junto a ela em uma série de recitais, tendo inclusive gravado um álbum de duetos para o selo Deutsche Grammophon. Apesar de elogios e críticas favoráveis na maioria dos veículos de mídia, apesar da boa potência vocal, ouço seu timbre metálico de vibrato desconfortável, aliado a um gosto duvidoso no desenho das frases, e fico em dúvida se seu nome seria tão requisitado sem ela... 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)