Große Humoreske
Humoreske
Compositor: Robert Schumann
Número de catálogo: Op. 20
Data da composição: 1839
Estréia: provavelmente em audição privada; primeira performance pública em Viena, 9 de fevereiro de 1866 por Clara Schumann
Duração: cerca de 27 minutos
Efetivo: piano
Humoreske
Compositor: Robert Schumann
Número de catálogo: Op. 20
Data da composição: 1839
Estréia: provavelmente em audição privada; primeira performance pública em Viena, 9 de fevereiro de 1866 por Clara Schumann
Duração: cerca de 27 minutos
Efetivo: piano
Schumann teve, desde muito jovem, enorme interessse pela literatura; seu pai foi editor de livros e ele quis, a princípio, tornar-se escritor. Ele mesmo admitia que esta peça havia sido criada tendo como inspiração o estilo de humor do escritor Jean Paul (Johann Paul Friedrich Richter, 1763-1825), mas não se trata de música de programa diretamente ligada a uma obra literária específica.
Diferente das obras homônimas que surgiriam posteriormente pelas mãos de Dvořák e Grieg, peças curtas, de espírito caprichoso, o Humoreske de Schumann expande-se num ciclo — ou Suíte — de vários momentos de diferentes humores, tocados sem interrupção:
I. Einfach — Sehr rasch und leicht — Noch rascher — Erstes Tempo
(Com simplicidade — Muito rápido e fácil — Ainda mais rápido — Volta ao tempo inicial)
II. Hastig — Nach und nach immer lebhafter und stärker — Wie vorher
(Apressadamente — Gradualmente cada vez mais vivo e mais forte — Como antes)
III. Einfach und zart — Intermezzo
(Simples e delicado — Interlúdio)
IV. Innig — Schneller
(Introspectivo — Mais rápido)
V. Sehr lebhaft — Immer lebhafter
(Muito animado — Sempre animado)
VI. Mit einigem Pomp
(Com alguma pompa)
VII. Zum Beschluss
(Para terminar)
A obra é fascinante pelas diversas atmosferas atingidas, e também pela riqueza de texturas pianísticas.
(Com simplicidade — Muito rápido e fácil — Ainda mais rápido — Volta ao tempo inicial)
II. Hastig — Nach und nach immer lebhafter und stärker — Wie vorher
(Apressadamente — Gradualmente cada vez mais vivo e mais forte — Como antes)
III. Einfach und zart — Intermezzo
(Simples e delicado — Interlúdio)
IV. Innig — Schneller
(Introspectivo — Mais rápido)
V. Sehr lebhaft — Immer lebhafter
(Muito animado — Sempre animado)
VI. Mit einigem Pomp
(Com alguma pompa)
VII. Zum Beschluss
(Para terminar)
A obra é fascinante pelas diversas atmosferas atingidas, e também pela riqueza de texturas pianísticas.
© RAFAEL FONSECA
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