(1839) SCHUMANN Arabescos

Arabeske

Compositor: Robert Schumann
Número de catálogo: Op. 18
Data da composição: 1839
Estréia: provavelmente em audição privada; primeira performance pública em Londres, 18 de fevereiro de 1867 por Clara Schumann

Duração: cerca de 7 minutos
Efetivo: piano

Em 1839 Schumann estava vivendo em Viena, após deixar Leipzig, onde estudava com o Professor Friedrich Wieck. Seu relacionamento com a jovem Clara, filha de Wieck (e futura Sra. Schumann), havia sido proibido pelo pai e o compositor andava angustiado com a situação. A criação desses "Arabescos" se deu tendo Clara como inspiração. A peça flui como uma declaração de amor, alternando episódios que expressam seus sentimentos de saudade com outros exaltados e reflexivos.

São 4 trechos encadeados, com indicações simples, que deixam o intérprete bastante livre:

I. Leicht und Zart — II. Etwas langsamer — III. Etwas langsamer — IV. Zum schluss
(Leve e suave — Um pouco mais lento — Um pouco mais lento — Para terminar)

Curioso saber que numa carta a um amigo, Schumann declarou — o que hoje poderia soar incorretamente machista mas que era o pensamento da época — que esta peça era por demais delicada, e por isso para er tocada por mulheres. A obra lembra muito do estilo de Liszt, e pode ser que exista alguma influência.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)