Alina Ibragimova

Alina Rinatovna Ibragimova — translitarção de Али́на Рина́товна Ибраги́мова

Polevskoy, Rússia, 28 de setembro de 1985

Instrumento: Anselmo Bellosio, 1775

Nascida numa família musical, Alina começou a estudar o instrumento aos 4 anos de idade. De talento muito precoce, ela já estava tocando profissionalmente com apenas 6 anos de idade, inclusive com a Orquestra do Bolshoi. Em 1996 ela tinha 10 anos e seu pai Rinat Ibragimov foi contratado como contra-baixista da Sinfônica de Londres, e a família muda-se para a capital inglesa. Sua mãe foi lecionar em Surrey na Yehudi Menuhin School e a inscreveu lá como aluna de Natasha Boyarskaya.

Depois fez aperfeiçoamento com Gordan Nikolitch no Royal College of Music em Londres, e mais tarde com Christian Tetzlaff na Academia de Kronenberg, Alemanha. Sua carreira internacional ganhou impulso após ela ser premiada em 2002 num concurso da Sinfônica de Londres. O próximo passo foi apresentar-se tocando Mozart no Mozarteum de Salzburg com a Kremerata Baltica (orquestra de Gidon Kremer). Hoje está entre os mais conceituados solistas de sua geração.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)