(1934) VAUGHAN WILLIAMS Greensleaves

Fantasia on “Greensleaves”

Compositor: Ralph Vaughan Williams
Número de catálogo: não tem
Data da composição: 1913; 1929; 1934
Estréia: 27 de setembro de 1934 — Londres, Queen’s Hall, o compositor regendo

Duração aproximada: 5 minutos
Efetivo: 2 flautas (ou 2 violinos-solistas), 1 harpa e as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)

Greensleaves é uma canção folclórica medieval inglesa, cuja primeira citação remonta a 1584 e Shakespeare faz referência a ela no texto de "As Alegres Comadres de Windsor" em 1597. Em 1913, Vaughan Williams fez uso da melodia popular como interlúdio de sua ópera "Ricardo III". Depois, em 1929, usou-a outra vez e da mesma forma em sua ópera "Sir John in love", baseada em "As Alegres Comadres".

Mas foi somente em 1934 que ele resolveu orquestrar com mais cuidado a melodia, resultando nesta "Fantasia sobre Greensleaves". Uma instrumentação delicada, a melodia docemente desenhada pelas cordas e a harpa marcando o acompanhamento. Duas flautas são opcionais (o maestro pode optar por usar dois dos primeiros-violinos). Uma seção central contrastante foi adicionada, usando outra canção folclórica, "Lovely Joan", de atmosfera muito similar.

A versão de Vaughan Williams tornou-se tão popular que existem adaptações para piano, órgão, violão e outras instrumentações.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)