(1901) ELGAR Pompa e Circunstância n. 1

Pomp and Circumstance Marches, n. 1

Compositor: Edward Elgar
Número de catálogo: Op. 39
Data da composição: 1901
Estréia: 19 de outubro de 1901 — em Liverpool, com a Liverpool Orchestra Society, regência de Alfred Rodewald

Duração: cerca de 6 minutos
Efetivo: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 1 clarineta-baixo, 2 fagotes, 1 contra-fagote, 4 trompas, 2 trompetes, 2 cornetas, 3 trombones, 1 tuba, tímpano, caixa-clara, pratos, triângulo, tamborim, guizos, 2 harpas, órgão, as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)
   
São 5 as Marchas intituladas "Pompa e Circunstância", título retirado por Elgar da leitura da terceira cena do terceiro ato de Otello de Shakespeare: 

Farewell the neighing steed and the shrill trump,
The spirit-stirring drum, th'ear-piercing fife,
The royal banner, and all quality,
Pride, pomp, and circumstance of glorious war!

Adeus cavalos nervosos e belicosas trombetas,
Os tambores animados e os pífaros estridentes,
Os estandartes reais e toda a aptidão,
Orgulho, pompa e circunstâncias da gloriosa guerra!

Elgar investiu nessas partituras seu fervor patriótico e seu fascínio pela carreira militar (coincidentemente seu sogro era general de alta patente). Todas são tripartite, com andamento marcial  poderoso no início, utilizando magistralmente metais e percussão, e uma seção central mais lenta e melodiosa explorada com ênfase das cordas e sopros de madeira. A Primeira Marcha tem o seguinte esquema:

Allegro, con molto fuoco — Largamente — Tempo primo
(Rápido, com muito fogo — Vagarosamente — Volta ao andamento inicial)

Das 5 marchas, esse Primeira é a que se tornou mais célebre, e boa parte desse sucesso é devido à extraordinária seção central — "dessas inspirações que só se tem uma vez na vida", disse o próprio compositor — que foi reutilizada pelo autor em 1902 para o Hino "Land of Hope and Glory" na Coroação de Eduardo VII, hoje um ícone do povo inglês. Tornou-se comum tocar a Marcha número 1 na íntegra e adicionar o coro na seção central cantando o hino. Isso sem falar na tradição americana dos formandos caminharem ao púlpito para receberem o diploma ao som dessa melodia. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)