Václav Luks

Václav Luks

Rakovník, Boêmia Central (República Tcheca), 14 de novembro de 1970

Václav Luks começou a sua formação musical no Conservatório de Plzeň (Pilsen, na cidade da República Tcheca) estudando trompa e piano. Continuou seus estudos na Academia de Artes Dramáticas em Praga e atuou como trompista das Orquestras da Rádio Tcheca e do Teatro Nacional de Praga entre 1989 e 1991. A partir de 1992, ele volta aos estudos, agora aperfeiçoando-se como cravista na Schola Cantorum em Basel, Suíça.

Em 1990, enquanto atuava como trompista da Akademie für Alte Musik (Orquestra de Música antiga de Berlim), ele fundou em Praga o coro Collegium Vocale 1704, que posteriormente iria integrar também uma orquestra barroca com instrumentos de época, passando a se chamar, a partir de 2005, apenas Collegium 1704.

Um dos focos principais de seu trabalho é a redescoberta de compositores tchecos, tais como Jan Dismas Zelenka, Josef Mysliveček e Jiří Antonín Benda. Apresenta-se com freqüência nos festivais europeus de música barroca, chamando atenção por seu estilo direto, de sonoridade densa e bem marcada.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)