Maurizio Pollini

Maurizio Pollini

Milão, 5 de janeiro de 1942

Seu pai foi um importante arquiteto racionalista e sua mãe era musicista. Estudou piano em casa desde cedo e seu primeiro recital foi aos 9 anos. Estudou no Conservatório de Milão e em 1957 chamou a atenção da imprensa especializada pela interpretação dos Estudos de Chopin. Em 1958 fica em segundo lugar no Concurso internacional de piano de Genebra. Vai estudar com o lendário Arturo Benedetti Michelangeli e em 1960 é o grande vencedor do Concurso Chopin em Varsóvia. Arthur Rubinstein, um dos jurados, antecipou-se aos colegas declarando: — "Esse rapaz toca melhor que qualquer um de nós".

Apesar de já gozar de imensa popularidade por seus concertos e gravações, parte da crítica apontava certa frieza em suas leituras, talvez herança do obsessivo apuro técnico do mestre Michelangeli, e ele se retira dos palcos no final dos 1960s para aprofundar-se nos estudos e ampliar o repertório.

Em 1971 assina contrato com a gravadora Deutsche Grammophon e começa a se notar seu interesse por música contemporânea. Em 1972 grava os Estudos completos de Chopin, recebendo aclamação da crítica internacional. Em pareceria com o amigo e conterrâneo Claudio Abbado, fez inúmeras apresentações e gravações, todas de inestimável padrão artístico. Seu estilo límpido, preciso, rigoroso, cheio de vida e força, faz dele um intérprete único. O Deus do Piano, como querem alguns...

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)