Rudolf Buchbinder

Rudolf Buchbinder

Litoměřice, República Tcheca (à época, Tchecoslováquia), 1 de dezembro de 1946

Buchbinder nasce logo depois da II Guerra, mas sua cultura e raízes são germânicas, uma vez que aquela região era Império Austro-Húngaro até o final do conflito anterior, a I Guerra. Com talento prodigios, seus pais o matriculam na Hochschule für Musik de Viena com 5 anos. Daria seu primeiro concerto público em 1955 com 9 anos. Após premiação em concurso da Rádio da Baviera (1961), a medalha Dinu Lipatti (1962) e o prêmio Van Cliburn (1965) ele ganha em 1967 o renomado Concurso Beethoven em Viena.

Em 2007 fundou — e até hoje dirige — o Festival de Grafenegg, cidadezinha próxima a Viena. Leciona piano na Academia de Basel.

Buchbinder é considerado o "oráculo vienense" por suas interpretações dos compositores associados à cidade: Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert e Brahms. Sua leitura tecnicamente perfeita, o que casa muito bem à obra desses clássicos, é elegantemente estruturada, límpida, e com sabor inequivocamente austríaco. Purista, investiga as primeiras edições das obras que vai executar — se possível, o próprio autógrafo de cada compositor — recusando-se a tocar nota ou indicação de partitura que não seja original. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)