Grande Polonaise Brillante, précédée d’un Andante spianato
Compositor: Fryderyk Chopin
Número de catálogo: Opus 22 / CT 149
Data da composição: 1831 (a Grande Polonaise); 1834 (o Andante introdutório)
Estréia: 26 de abril de 1835 no Conservatório de Paris, o compositor ao piano, a orquestra da casa sob a batuta de François-Antoine Habeneck
Duração: cerca de 10 minutos
Efetivo: piano solo (primeira versão);
Efetivo: piano solo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 tropmas, 1 trombone, tímpanos, as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contrabaixos)
Compositor: Fryderyk Chopin
Número de catálogo: Opus 22 / CT 149
Data da composição: 1831 (a Grande Polonaise); 1834 (o Andante introdutório)
Estréia: 26 de abril de 1835 no Conservatório de Paris, o compositor ao piano, a orquestra da casa sob a batuta de François-Antoine Habeneck
Duração: cerca de 10 minutos
Efetivo: piano solo (primeira versão);
Efetivo: piano solo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 tropmas, 1 trombone, tímpanos, as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos e contrabaixos)
A Grande Polonaise começou a ser rascunhada ainda em Varsóvia, antes de Chopin deixar sua Polônia natal para sempre em 1830, e foi concluída em sua passagem por Viena em 1831. Anos mais tarde, para um concerto em Paris em 1835, em benefício do maestro François-Antoine Habeneck, ele criou a introdução Andante e fez publicar .a obra como um conjunto no ano seguinte. Apesar do contraste entre uma coisa e outra — na verdade, há pouca conexão entre o Andante e a Polonaise — o efeito da entrada da orquestra anunciando a Polonaise é dramaticamente bastante eficiente, e acaba que no final a obra seduz por suas infinitas qualidades musicais. Como nas poucas obras para piano e orquestra, a parte do piano solista é tão eloquente que se pode prescindir do restante da instrumentação sem prejuízo algum para o resultado final. Sendo assim, o próprio Chopin fez publicar também em 1836 a versão para piano solo, certamente para atender à demanda da venda de suas partituras, cobiçadas por todos na Europa da época, na qual as pessoas estavam livres de males como televisores e telefones com internet, e podiam dedicar-se à atividades mais cultivadas, como tocar piano...
Andante spianato (Confortavelmente sem contrastes) — cerca de 5 minutos
A introdução tem o caráter de um Noturno, bem calma e levando o ouvinte a divagações poéticas. É escrita para o pianista, sem interferência da orquestra. Uma melodia sensível, sonhadora, como só Chopin sabia produzir, tirando partido das sonoridade de seu instrumento predileto. Após uma pausa...
Grande Polonaise brillante: Allegro molto
(Grande Polonesa brilhante: Rápido com ênfase) — cerca de 10 minutos
... as trompas anunciam a mudança de atmosfera e inicia-se a Polonaise, título que seja talvez mais evocativo da nacionalidade do autor — num momento em que ele sabia não ser mais possível voltar à terra natal, e também no qual dava concertos em favor dos compatriotas exilados do regime opressor imperial russo — que propriamente a dança típica "polonez", de estrutura bem mais simples e menos pomposa. A peça transcorre cheio de brilho (como indica a partitura) e vida, com o virtuosismo e a verve características do autor.
© RAFAEL FONSECA
VERSÃO PIANO SOLO:
VERSÃO PIANO E ORQUESTRA
(com instrumentos da época de Chopin):
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)