Galpão de Tecidos de Leipzig

Gewandhaus zu Leipzig
Gewandhaus

1.902 lugares

Inauguração: 8 de outubro de 1981 — concerto regido por Kurt Masur
Local: Augustusplatz 8, Leipzig, Alemanha
Projeto: Horst Siegel & Rudolf Skoda

Era uma tradição das cidades de mercado livre da Europa medieval ter a sua Casa ou Galpão de Tecidos — no inglês, a Cloth Hall ou Linen Hall, no alemão Gewandhaus, no francês Halle aux Draps — onde se comercializavam (no térreo) e armazenavam (geralmente nos sótãos) os tecidos, couros, cera e as sedas importadas. 

A primeira série de concertos de Leipzig, os Großes Concert (Grandes Concertos) foram estabelecidos em 1743 e acontecia nas casas que possuíam grandes salões, o primeiro numa hospedaria e outros até em casas particulares. Com o crescente sucesso da série, era preciso um local que acomodasse o crescente público presente aos eventos. É no espaço já em desuso da Gewandhaus de Leipzig, portanto no seu antigo galpão de tecidos, um majestoso prédio de 1498, que a série de concertos se muda em 25 de novembro de 1781, apelidando a orquestra com o nome da casa (a lendária Gewandhausorchester). Um projeto de renovação em 1842 deu à sala a capacidade de cerca de 1.000 lugares, e o interessante é que a vida musical da cidade era tão ligada à Thomaskirche que a disposição de assentos era como numa igreja luterana, dispostos ao longo da sala colocando toda a platéia de perfil para a orquestra! Ali Mendelssohn, diretor da casa entre 1835 e 1847, estreou obras suas, como o Concerto para violino, e obras de colegas, como o Concerto para piano de Schumann.

A 11 de dezembro de 1884 Leipzig ganha uma nova e imponente Sala de Concertos, e como a tradição dos concertos e da orquestra já estava estabelecida, ela foi batizada com o mesmo nome. Por suas qualidades acústicas, serviria de modelo para a Concert Hall de Boston (1900). Esse belo edifício neo-clássico do arquiteto Martin Gropius (tio-avô do outro Gropius, o Walter, futuro criador da escola de Bauhaus e segundo marido de Alma Mahler) podia acomodar 1.700 pessoas. Um monumento a Mendelssohn fora erigido em sua frente, mas este foi retirado pelos nazistas em 1936, por contas das origens judias do compositor. Os bombardeios da Segunda Guerra deixaram essa Neue (Nova)  Gewandhaus em ruínas. Os vestígios foram retirados em 1968 e o terreno funcionou como estacionamento.

Após a Guerra, a orquestra permaneceu se apresentando provisoriamente no Grande Salão do Zoológico da cidade, adaptado como sala de concertos. Até que em 1981 inaugurou-se a única sala de concertos construída durante os anos de existência da Alemanha Oriental, uma resposta clara — e tardia — à construção da impactante Philharmonie de Berlim, ícone musical da prosperidade da Alemanha capitalista, inaugurada em 1963. Até o formato é similar, com palco rodeado de platéias em forma de dália. Seu grande mentor foi o maestro Kurt Masur, diretor da Gewandhaus de 1970 a 1997. O resultado é uma sala excelente acústica, lar para uma orquestra de soberba sonoridade.

© RAFAEL FONSECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)