(1924) POULENC Suite "Les biches"

"Les biches", ballet

Compositor: Francis Poulenc
Data da composição: 1924
Estréia: 6 de janeiro de 1924, Paris, Théâtre de Monte-Carlo

Duração: cerca de 7 minutos

Encomenda de Diaghilev para seus "Balés Russos" que eram sucesso na Paris do início do século XX, para coreografia dedicada à bailarina Bronislava Nijinska, a irmã caçula do lendário Nijinsky. A orientação era compôr algo em torno das Sílfides, mas o vanguardista Poulenc foi buscar inspiração num quadro de Antoine Watteau que retrata o Rei Luís XV flertando com várias mulheres em seu "Parc aux biches", parque de caça. A palavra biche em francês designa a fêmea adulta do veado, mas a gíria serve para a mulher coquette. É esse o clima da música!

A suite extrai 5 números do balé completo e cria uma atmosfera leve, adorável, transpondo a atmosfera de certa libertinagem dos salões parisienses de então:

I. Rondeau: Très lent — Subito allegro molto (Em ciclo: Muito lento e, de súbito, bem rápido)
Uma festa jovem, muita paquera e conversa. Todos tentam aparentar tranquilidade, mas por trás de seus sorrisos o que temos são pensamentos densos, inquietos, desejos febris. Entram três rapazes atléticos que atraem a atenção das moças.

II. Adagietto (Lento com graça)
A moça vestida de azul é misteriosa, e sabe atrair a atenção dos três rapazes, levando-os a um lugar mais reservado. Reflexões sobre a moral reinante, de que a moça deveria permanecer recatada enquanto os rapazes estariam sempre em busca de prazeres imediatos, imersos em vinho e em busca de aventuras.

III. Rag-Mazurka: Presto (Uma Mazurka em estilo rag-time: Rapidíssimo)
Entra a anfitriã da festa, com colar de pérolas a rodopiar-lhe o pescoço e uma longa piteira. Não é jovem, mas é rica e elegantíssima. Ela desmancha-se por cima de um dos sofás e logo está cercada pelos dois atletas que sobraram do trio que acompanhou a moça de azul.

IV. Andantino (Sem arrastar)
O romance da moça de azul com o primeiro atleta tem cheiro de flores e beijos delicados. A cena se volta à duas moças que tem um "relacionamento especial" repleto de beijinhos doces enquanto dançam intimamente.

V. Finale: Presto (Final: Rapidíssimo)
A sala começa a encher-se, e a festa faz com as moças fujam e os demais casais se assosseguem, para não dar tanto na pinta...

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)