Orquestra de Câmara da Europa

The Chamber Orchestra of Europe
COE

Fundação: 18 de maio de 1981
Sede: North House, Londres

Em agosto de 1980 a Orquestra Jovem da União Européia tocava sob a batuta de Karajan no Festival de Salzburg. Muitos de seus membros estavam próximos da idade-limite de 23 anos e queriam continuar trabalhando. A idéia foi apoiada de imediato pelo diretor do conjunto, Claudio Abbado, que colocou os jovens em contato com dois empresários londrinos que estavam em Salzburg de lua-de-mel. Assim nasceu a Orquestra de Câmara da Europa, que viria a tocar pela primeira vez em Londres no dia 18 de maio de 1981, com o pianista Stephen Kovacevich solando o Concerto n. 24 de Mozart, com regência de James Judd; após o intervalo, a orquestra a postos para tocar a Sinfonia n. 29 do mesmo Mozart, e Judd vai até a coxia e volta de mãos dadas com Claudio Abbado, e oferece-lhe, de surpresa, a batuta, numa noite lembrada com muita emoção por todos os envolvidos.

Logo em seu início, a "COE" foi apontada como uma das mais refinadas orquestras de câmara do mundo. Abbado esteve sempre ligado ao conjunto, mas Nikolaus Harnoncourt teve presença marcante à frente do conjunto, inclusive lançando versão revolucionária da Sinfonias de Beethoven em CD.

Os músicos escolhem em colegiado com que maestros vão tocar, assim como elegem novos membros para o conjunto, que gira em torno de 50 instrumentistas. Trata-se de uma orquestra do mais alto nível, com um elevadíssimo padrão musical. Recentemente, o maestro Bernard Haitink, frequente como seu condutor, declarou que ela foi o grande presente da sua maturidade artística. 

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)