(1917) PROKOFIEV Visões fugidias

Мимолётности (transliteração: Mimoljotnosti)
Visions fugitives

Compositor: Sergej Prokofiev
Número de catálogo: Opus 22
Data da composição: entre 1915 e 1917
Estréia: 15 de abril de 1918 — o autor ao piano

Duração: cerca de 20 minutos
Efetivo: piano

São 20 pequenos trechos, de cerca de 1 minuto cada, que Prokofiev escreveu entre 1915 e 1917 homenageando amigos, como que fazendo caricaturas musicais. Numa reunião de amigos, Prokofiev os toca em seqüência pela primeira vez. Presente à cena, o poeta Konstantin Balmont improvisa em russo o verso "Em toda a visão fugidia vejo mundos, cheios do jogo inconstante do arco-íris"; Kira Nikolayevna replicou em francês logo em seguida, oferecendo o título em francês — Visions fugitives — pela qual a obra ficaria conhecida no Ocidente.

Os trechos são muito parecidos entre si em estilo, são suaves e bem humorados. Aparece algum dissonância — a tendência da época — mas o que se percebe mais é a filigrana do pianismo da obra, o que faz dela uma dificuldade considerável ao intérprete, que não tem grandes impactos para oferecer ao ouvinte, senão o meticuloso cuidado com sua arquitetura detalhada. Muito comum nos recitais, aparece mais em trechos selecionados que completa.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)