Gianandrea Noseda

Gianandrea Noseda

Milão, 23 de abril de 1964

www.gianandreanoseda.com
  
Estudou primeiro piano, para depois dedicar-se à regência de orquestra, e teve entre seus professores o russo Valery Gergiev e o coreano Myung-Whun Chung. Em 1994 venceu dois concursos de regência, um em Douai, França, e outro em Cadaqués, Espanha, onde foi nomeado regente principal da Sinfônica local.

Em 1997, indicado por seu mestre Gergiev, foi nomeado o principal regente convidado do Teatro Mariinsky em são Petersburgo, sendo o primeiro estrangeiro nesse cargo na história do teatro. De 1999 a 2003 foi o diretor da Orquestra Filarmônica de Rotterdam; e de 2003 a 2006 da Orquestra da RAI de Turim.

Seu posto de mais destaque foi como regente principal da Filarmônica da BBC (Londres), cargo que ocupou por uma década a partir de 2002, deixando um bom legado de gravações.

Paralelo à sua atividade junto à orquestras sinfônicas, Noseda destacou-se como regente de óperas, com freqüentes convites do Met de Nova York, da Ópera de Viena, e como diretor do Teatro Regio, em Turim, desde 2007. Em 2015 foi eleito, nos Estados Unidos, o Regente do Ano na América.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)