Des Knaben Wunderhorn
Compositor: Gustav Mahler
Número de catálogo: MW 13/2-b
Data da composição: várias datas de 1887 a 1901, o conjunto reunido surge em 1905
Estréia: ?
Duração: cerca de 50 minutos, o conjunto de 12 canções
Efetivo: 1 voz solista (soprano ou barítono) e piano; ou
Efetivo: 1 voz solista (soprano ou barítono) e orquestra: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 1 clarineta-piccolo, 2 clarinetas, 3 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 1 trombone, 1 tuba, 1 tímpano, 1 caixa-clara, 1 tambor, pratos, gongo, triângulo, baquetas, harpa e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)
Compositor: Gustav Mahler
Número de catálogo: MW 13/2-b
Data da composição: várias datas de 1887 a 1901, o conjunto reunido surge em 1905
Estréia: ?
Duração: cerca de 50 minutos, o conjunto de 12 canções
Efetivo: 1 voz solista (soprano ou barítono) e piano; ou
Efetivo: 1 voz solista (soprano ou barítono) e orquestra: 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 1 corne-inglês, 1 clarineta-piccolo, 2 clarinetas, 3 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 1 trombone, 1 tuba, 1 tímpano, 1 caixa-clara, 1 tambor, pratos, gongo, triângulo, baquetas, harpa e as cordas (primeiros- e segundos-violinos, violas, violoncelos, contra-baixos)
Mahler musicou, de 1887 a 1901, inúmeros cânticos da coletânea "A Trompa Maravilhosa do Menino", reunindo folclore germânico, de 1805. Outros compositores, como Brahms, já haviam recorrido a esses textos. A princípio algumas surgiram para voz e piano, para depois aparecerem orquestradas. Outras foram re-utilizadas em suas Sinfonias, como "Urlicht" que se torna o penúltimo movimento da Sinfonia da Ressurreição, ou a "Es sungen drei Engel" que vira o Finale da Quarta Sinfonia.
Como conjunto definitivo elas serão publicadas em 1905, deixando as duas citadas acima de fora para abranger outras duas compostas tardiamente em 1901, "Revelge" e "Der Tamboursg'sell". As canções abrangem uma vasta gama de emoções e estados de espírito, das mais bem humoradas às mais melancólicas. Podem ser cantadas por voz masculina de barítono ou voz feminina de soprano, sendo ainda abordadas pelos outros registros sem maiores problemas.
© RAFAEL FONSECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)