(1867/1886) MUSSORGSKY "Noite no Monte Calvo"

Ночь на лысой горе
(transliterado: Noch' na lysoy gore = Noite no monte calvo)

Compositor: Modest Mussorgsky
Número de catálogo: não tem
Data da composição: 1867 / revisão e finalização em 1886 por Rimsky-Korsakov
Estréias: 15 de outubro de 1886, em São Petersburgo — regência de Rimsky-Korsakov
Estréias: 3 de fevereiro de 1932, a versão original, em Londres — regência de Nikolaj Malko

Duração: cerca de 11 minutos (versão de Korsakov) e 13 minutos (a original)
Efetivo: (da versão de Korsakov) 1 flauta-piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpano, 1 bumbo, gongo, pratos, triângulo, 1 sino, 1 harpa, as cordas (primeiros-violinos, segundos-violinos, violas, violoncelos e contra-baixos)

Motivado por uma peça teatral, "A Bruxa", Mussorgsky compõe "Noite de São João no Monte calvo" em 1867 como seguinte esquema: Reunião das bruxas — Suas discussões e conversas de comadre — Cortejo de satã — Glorificação maléfica de Satã — Sabá. E essa peça fantasmagórica nunca foi tocada durante a vida de Mussorgsky por conta das críticas de seu colega Balakirev. Dez anos depois, Mussorgsky pensou em incluir a música numa versão com coro em um projeto fracassado de ópera (essa partitura se perdeu).

Após a morte de Mussorgsky, Rimsky-Korsakov dedicou muito de seu tempo a editar e publicar sua música. Sabendo-se muito melhor orquestrador, Rimsky altera a significativamente a partitura e também modifica o final, antes abrupto e agora dissolvendo-se em pianissimo. É essa a versão que será conhecida e gravada. Muito recentemente é que maestros como Claudio Abbado voltaram a se interessar pelo original de Mussorgsky.

© RAFAEL FONSECA

Versão original de 1867:


Versão de Rimsky-Korsakov, 1886:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)