Szabolcs Zempléni

Zempléni Szabolcs

Budapeste, 8 de janeiro de 1981

Instrumento: Alexander-103 (Gebrüder Alexander, Mainz)

Aos 13 anos, começa a estudar seu instrumento, a trompa, (em 1994) em Budapeste, na Academia Liszt. Em 1998, com apenas 17 anos, ganha o primeiro prêmio em um concurso em Praga e também num concurso para trompistas em Békés, na Hungria. Em 2001 vence o Concurso internacional de Trompa em Brno (Morávia, República Tcheca) e em 2002 se muda para Berlim para aperfeiçoamento na prestigiada Escola Hans Eisler.

Em 2005 ele consegue a premiação mais importante, com a primeira colocação na categoria dos trompistas no Concurso Internacional de Música em Munique. Daí por diante choveram os convites para atuar como solista junto a grandes orquestras e regentes. Ainda que bastante jovem, atua como professor visitante no Trinity Music College em Londres e no Colégio Musical de Tokyo. Desde 2010 é professor-titular da cadeira de trompa da Universidade de Música de Trossingen (Alemanha).

Szabolcs é um solista sofisticado, inventivo, de sonoridade aveludada, mantendo a textura do instrumento sob controle com grande maestria, sem deixar escapar a estridência que por vezes a potência característica dos metais acaba promovendo.

© RAFAEL FONSECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao postar seu comentário, não deixe de incliur seu endereço eletrônico, para que possamos manter contato! (R. F.)