Quarteto "Fauré"

Fauré Quartett

Formação: Dirk Mommertz - piano
Formação: Erika Geldsetzer - violino
Formação: Sascha Frömbling - viola
Formação: Konstantin Heidrich - violoncelo

Fundação: 1995
Sede: Hochschule für Musik, Karlsruhe, Alemanha

Com músicos oriundos da Escola de Karlsruhe, cidade próxima a Baden-Baden e à fronteira com a França, que resolveram se reunir logo após sua graduação em 1995, tendo tocado juntos o belíssimo Quarteto com piano do compositor francês Gabriel Fauré, justamente quando se celebravam os 150 anos deste compositor.

Desde 2004 o Quarteto Fauré desempenha — em atividade pioneira para uma formação camerística — o papel de conjunto residente na Universidade de Karlsruhe, realizando master-classes aos alunos durante o ano. Nesse campo didático, realiza atividades com crianças e adolescentes no projeto "Rhapsody in school". 

O compositor alemão contemporâneo Volker David Kirchner já escreveu para eles 3 obras: "Echo und Narziss" (2005), "Psyche und Eros" (2009) e "Der Große Tango" (2012). Já ganhou diversos prêmios por suas gravações pelo selo Deutsche Grammophon dos Quartetos com piano de Mozart, Mendelssohn, Schumann, Brahms, Dvořák, Fauré e Josef Suk. Desde 2012, é dos membros do Quarteto Fauré a direção do Festival de Primavera na Ilha de Rügen (no Mar Báltico, a maior ilha do território alemão), festival direcionado à música de câmara.

© RAFAEL FONSECA