Grigory Sokolov

Grigórij Lípmanovich Sokolóv — transliteração de Григо́рий Ли́пманович Соколо́в

Leningrado (hoje São Petersburgo), 18 de abril de 1950

Uma leda viva e... parcialmente desconhecido. Sokolov é tido por alguns críticos e gente da área como o maior pianista vivo, mas o grande público não ouviu falar dele; ou se ouviu, não sabe da dimensão de seu talento. Em parte por causa de sua aversão ao estúdio de gravação, o que faz com que suas gravações sejam poucas; e também por conta de um período, nos anos 1970, em que lhe foi negada a permissão para deixar a União Soviética para atender aos inúmeros convites de recitais e concertos mundo afora. 

Começou a tocar em casa aos 5 anos. Com 7 anos estava inscrito no Conservatório e seu triunfo veio aos 16, quando o júri do Concurso Tchaikowsky, encabeçado por ninguém menos que Emil Gilels, lhe concedeu a Medalha de Ouro por unanimidade. 

Dono de uma técnica soberba, ele é um intérprete de recursos ilimitados, personalidade excêntrica e repertório conservador, dá preferência quase sempre aos mesmos compositores: Byrd, Couperin, Rameau, Bach, Mozart, Beethoven, Schumann, Chopin, Brahms, Rachmaninov e Prokofiev.

© RAFAEL FONSECA