Sol Gabetta

Sol Gabetta

Villa María, Córdoba, Argentina, 18 de abril de 1981

Instrumento: Giovanni Battista Guadagini, 1759

Ainda menina, tocava piano e violoncelo; a família muda-se da pequena Villa María para a capital da província,  Córdoba, onde ela vai estudar música e cantar num coral infantil. Em Buenos Aires ela vai centrar seus estudos no violoncelo e com 12 anos estaria se mudando para Madri, para ingressar na  Escuela Superior de Música Reina Sofía.

Após destacar-se no Concurso Tchaikowsky na Rússia (embora não tenha sido premiada), recebe convite do maestro Valery Gergiev e se apresenta sob a batuta dele no Festival de Lucerna em 2004, com a Filarmônica de Viena. Estava pavimentada sua estrada de sucesso. Leciona em Basel, Suíça, onde a cidade de Olsberg criou desde 2005 um Festival anual de música de câmara onde ela é a grande estrela: o Solsberg. 
  
Ela magnetiza platéias com seu estilo enérgico, ousado, vibrante e técnica irretocável. Ela vem, inclusive, recendo — muy justamente — críticas favoráveis de sua leitura do Concerto de Elgar, uma obra densa e introspectiva, que se tocada sem envolvimento pode tornar-se um soporífero mortal; pois desde a lendária Jacqueline du Pré, que gravou a obra em 1965 levando um Rostropovich a afirmar que retiraria a obre de seu repertório, que não se ouve uma leitura tão apaixonante da obra.

© RAFAEL FONSECA