Luciano BERIO

Luciano Berio

Imperia, Itália, 24 de outubro de 1925 — Roma, 27 de maio de 2003

Catálogo: não tem

Berio começa aprendendo piano em casa, pois seu pai e seu avô eram organistas. Convocado para lutar na Segunda Guerra, machuca a mão treinando tiro no primeiro dia e passa o resto do tempo num hospital militar; quando voltou ao Conservatório de Milão, não pôde continuar a estudar piano por causa das sequelas do acidente, e passa, daí pra frente, a se concentrar em composição. 

Em 1947 estréia sua primeira obra, uma Suite para piano. Nessa época reforçava o orçamento como acompanhador ao piano em aulas de canto. Foi aí que conheceu a esposa Cathy Berberian, talentosa mezzo-soprano. Berio escreveu algumas obras especialmente para a voz dela, inclusive as Folk Songs em 1964, o mesmo ano no qual se divorciaram.

Muda-se para os Estados Unidos em 1951para estudar com Luigi Dallapiccola em Tanglewood, e ali conhece Pierre Boulez, Stockhausen e Ligeti, entre outros. Cresce seu interesse por música eletrônica e serialismo. Funda em 1955 o Studio di Fonologia em Milão junto com Bruno Maderna, onde vai trabalhar também John Cage.

A partir de 1960 passa a lecionar, em Tanglewood e depois outras Escolas, inclusive a Juilliard a partir de 1965. De 1974 a 1980 vai dirigir em Paris o IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique Musique, Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica) de Pierre Boulez.

É um dos compositores mais livres do século XX, no sentido de que absorveu universalmente todas as tendências e estéticas, fossem populares ou eruditas. 

© RAFAEL FONSECA

(1964) Canções folclóricas