Giacomo PUCCINI

Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini

Lucca, 22 de dezembro de 1858 – Bruxelas, 29 de novembro de 1924

Catálogo: não tem; são listadas 12 óperas

A riqueza melódica em Puccini é impressionante, conseguindo um efeito que é único. Na ópera — e isso talvez explique essa musicalidade tão especial — ele conseguiu unir dois universos que estavam apartados na essência: a tradição do canto italiano de Verdi com a grandiloqüência sinfônica de Wagner. 

Nascido numa família de músicos, foi organista da Igreja de sua Lucca natal. Em 1875 ouve uma Aida que marca seu destino e lhe aponta o caminho a seguir. Em 1880, foi estudar no Conservatório de Milão, onde Ponchielli foi seu professor. Em 1884 estréia sua primeira ópera, Le Villi, mas só viria a conhecer o sucesso com Manon Lescaut em 1893. 

Morreu em 1924 deixando sua última ópera, Turandot, sem a cena final, que foi composta por seu discípulo Franco Alfano. Na estréia em Milão em 1926, o maestro Toscanini — um fanático pela fidelidade à partitura — pousou a batuta na estante e comunicou à platéia: — "Aqui, o autor morreu", deixando a cena final de Alfano para as apresentações da noite seguinte em diante.

© RAFAEL FONSECA

(1890) Crisantemi