(1789) MOZART Quinteto com clarineta

Stadler-Quintett

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart
Número de catálogo: K 581
Data da composição: início do mês até 29 de setembro de 1789
Estréia: janeiro de 1790, Milão

Duração: cerca de 35 minutos
Efetivo: clarineta e quarteto de cordas (2 violinos, viola, violoncelo)

Esta é uma das primeiras peças escritas para a clarineta, instrumento que já existia desde o início do século XVIII mas que só nesta altura havia alcançado qualidade técnica para uso em música mais elaborada. Mozart escreveu o quarteto para seu amigo Anton Stadler, clarinetista de grande talento, e em cartas se refere à obra como o "Quinteto Stadler".

São 4 movimentos:

I. Allegro (Rápido) — cerca de 9 minutos
No primeiro movimentos são exploradas as possibilidades sonoras do instrumento, e é impressionante como Mozart faz o quarteto de cordas adequar-se ao canto denso da clarineta. A beleza das melodias demonstra a motivação do compositor em escrever para algo novo e tão belo.

II. Larghetto (Sem arrastar) — cerca de 7 minutos
Quase uma prece, no segundo movimento a clarineta nos mostra suas possibilidades líricas, numa passagem evocativa e delicada. Ao contrário do primeiro movimento, onde tivemos equilíbrio na participação dos 5 instrumentistas, neste a clarineta estará mais em evidência, como um solista.

III. Menuetto (A passo miúdo) — cerca de 7 minutos
Um típico Minueto mozartiano, cheio de graça e elegência. Mas pela instrumentação, nos propicia a percepção da combinação das sonoridades de cada um.

IV. Allegretto con variazioni (Moderadamente rápido, com variações) — cerca de 11 minutos
O finale é um daqueles milagres que só podemos testemunhar em música de Mozart: o tema é de uma simplicidade quase tosca, infantil. Mas o que o compositor extrai dali em cada variação é assombroso. E como cada variação se comunica com a próxima, as texturas criadas pelo som da clarineta em combinação com as cordas. Em resumo: genial.

© RAFAEL FONSECA