Marek Janowski

Marek Janowski

Varsóvia, 18 de fevereiro de 1939

Nasceu na Polônia, mas logo após o início da Segunda Guerra sua mãe, de ascendência alemã, migrou para Wuppertal, perto de Colônia, para estar perto da família; seu pai desapareceu na guerra. 

Na década de 1970 foi diretor musical em Freiburg e na Ópera de Dortmund. Em 1984 foi nomeado diretor da Filarmônica da Rádio da França. Em 1986, da Orquestra de Colônia. Em 2000 assumiu a Filarmônica de Monte-Carlo e um ano mais tarde acumularia com o mesmo cargo na Filarmônica de Dresden.

Desde 2002 a 2016 foi o diretor da Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, e de 2005 a 2012 também da Orquestra da Suíça Romanda. Em 2018 voltou a dirigir a Filarmônica de Dresden, onde continua como diretor.

Seu estilo direto, contundente e preciso, faz lembrar a sonoridade de Toscanini. Janowski consegue de suas orquestras um poderio sonoro impressionante sem perder a precisão. Costuma dar especial atenção às dinâmicas, deixando o ouvinte com a clara distância entre o som pianíssimo e o fortíssimo, provocando um impacto eletrizante.

© RAFAEL FONSECA